terça-feira, 19 de setembro de 2006

Freud explica?

Abaixo, íntegra de matéria publicada no JB on line. Depois, algumas observações.

PT espera que churrasqueiro de Lula assuma culpa por dossiê

BRASÍLIA - Dirigentes do PT e da campanha da reeleição estão na expectativa de que o ex-sindicalista Jorge Lorenzetti assuma nas próximas horas a responsabilidade pela operação de compra do chamado ‘dossiê Serra’, disse uma fonte do partido.


Lorenzetti é o chefe do ‘dispositivo de tratamento de informações’ da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ex-dirigente da CUT, é o churrasqueiro pessoal de Lula.

Na campanha da reeleição, Lorenzetti é o superior imediato do ex-policial Gedimar Passos Pereira, preso sexta-feira em São Paulo com cerca de R$ 1,7 milhão, para comprar um dossiê que ligaria o ex-ministro José Serra à máfia dos sanguessugas.

Lorenzetti estava desaparecido desde sexta-feira, segundo o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini. Ele foi apontado como chefe de Gedimar pelo próprio Berzoini, em entrevista na segunda-feira.

O nome do ex-sindicalista também foi citado no depoimento à Polícia Federal de Freud Godoy, ex-assessor pessoal do presidente Lula e apontado por Gedimar Pereira como mandante da compra do dossiê.

O fato de ter sido mencionado tanto por Berzoini quanto por Freud é uma indicação de que Jorge Lorenzetti será responsabilizado pelo partido, disse a fonte do PT, que pediu para não ser identificada.

A Polícia Federal pretende ouvir o churrasqueiro, disse uma fonte do governo, também sob condição de anonimato. Segundo essa fonte, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, transmitiu por telefone ao presidente Lula, que se encontra em Nova York, que as investigações apontam para um envolvimento de Lorenzetti, não de Freud.

Quando os sonhos viram pesadelo
O mais novo escândalo do sistema Lula-PT explode na reta final da campanha. Não creio que venha atrapalhar a reeleição. Observo apenas que, com relação a Freud, o austríaco, criador da psicanálise, os sonhos eram uma espécie de matéria-prima para analisar o paciente e ajudá-lo em seu processo de auto-compreensão e possível cura de males e suplícios interiores.

Quanto ao outro Freud, trata-se mesmo de alguém envolvido com os pesadelos da era Lula, pesadelos que nos acodem no dia-a-dia, quanto estamos acordados. Acordados, mas obrigados mesmo a ficar atentos ao aterrorizante cotidiano que a política nacional nos traz.

Deixo à seqüência do noticiário, ao correr dos fatos, a configuração e a exposição de quem venha a ser encontrado em culpa. O que quero mesmo é dizer o quanto é preocupante a situação moral do país; que tipos elegemos para nos representar? Quem são esses homens e mulheres que assumem mandatos e se fazem acompanhar por vassalos ou melhor: velhacos da pior espécie?

A cultura política brasileira sempre foi marcada pelo predomínio de grupos de alta gatunagem. Ao que parece, nada vai mudar.

E o tal dossiê contra Serra, tem alguma validade, ou é apenas uma armação?
Acompanhemos a história. O tempo, muito em breve, dirá. O Brasil, nem Freud explica.

Nenhum comentário: