terça-feira, 29 de junho de 2021

O país dos embusteiros

Por Emanoel Barreto

Vi nas coisas de jornal da net que Luciano Huck andou falando a um grupo de empresários a respeito do Brasil como país do futuro – sempre isso, não é mesmo? – como se fosse uma grande autoridade em história, sociologia, economia ou algo que o valha.

Após o anúncio de que afinal nos livrou da ameaça de sua candidatura à presidência da república para dedicar-se a fazer o que mais sabe – dirigir programas de lixo televisivo da Globo – ele sugere, ao dirigir-se a uma plateia de gente endinheirada, que deverá manter acesa a chama de líder de faz de conta.

Não creio que ninguém que deva ser levado a sério leve a sério Luciano Huck. Os casos em contrário devem ser creditados a indivíduos ou muito tolos ou que desejem sinceramente ver esse país levado à total hecatombe, coisa que, diga-se, vem sendo muito bem executada por Bolsonaro. Até aqui com amplo sucesso.

Vi também na net que há poucos dias a supramencionada pessoa soube que o apresentador José Luiz Datena estaria pensando em candidatar-se nas eleições do próximo ano.

Não demorou e logo a tal pessoa telefonou para tomar satisfações, segundo a notícia; e recebeu a resposta que temia – Datena confirmou que será candidato, só não revelou a qual cargo. Suponho que ficou entredito que seria à sucessão presidencial. A confirmar-se, o apresentador poderia vir a ser a tão esperada terceira via. Um desastre.

Datena tem o discurso calibrado a uma larga parcela do eleitorado e representa uma certa e confusa compreensão da nossa profunda injustiça social. De alguma forma seus programas sempre foram um plenário postiço, funcionando ele como deputado midiático a supostamente vociferar a favor dos pobres e sofridos, a denunciar esses mesmos pobres e sofridos como vítimas dos bandidos e do descaso do Estado.

Logo, seria ele, o grande orador do descalabro, a ser a pessoa a vir salvar o país na fase pós-Bolsonaro. Lembrando que vez por outra Datena ataca Bolsonaro. Material para tanto não lhe falta. O descalabro está a olhos vistos, vide CPI da pandemia.

Desta forma, saindo Huck e entrando Datena – espero que isso não se confirme – daremos continuidade e caminho aberto a que tipos que tais se utilizem da desgraça social para se apresentar como salvadores da pátria. Com os tempos que hoje vivemos já sabemos o resultado a que isso nos leva.

 

  

Nenhum comentário: