quinta-feira, 29 de abril de 2021

Bolsonaro não usa máscara, mas precisa ser desmascarado

Por Emanoel Barreto

A CPI da covid poderá cumprir importante papel no desmascaramento de Bolsonaro frente ao descalabro da pandemia no Brasil.

Suas atitudes de estimulador de aglomerações, enunciador de discursos rasteiros para justificar a volta das atividades econômicas a qualquer custo, bem como declarações raivosas à imprensa contra quem se posta a favor de medidas de precaução frente à pandemia são motivos suficientes para que a CPI funcione e traga a público o desastre que parcela da sociedade teima em não reconhecer. Lembrando que tudo isso sob o fascínio da carga ideológica que dá substrato a tal e abjeto comportamento coletivo.

Acima de tudo é preciso mostrar que o país está afundando no pior desastre de toda a sua história e tudo isso ante a insensibilidade e até mesmo crueldade de uma pessoa que lamentavelmente ocupa a presidência da república e acredita obsessivamente que ser presidente é pensar unicamente na reeleição. Até porque outra coisa não saberia fazer.

As consequências – dramáticas, terríveis, devastadoras –, estão mostrando o quão brutal é a forma como o país e a peste pandêmica estão sendo administrados. Administrados?

Chegamos ao ponto de o ministro Paulo Guedes lamentar que o brasileiro está vivendo mais e isso é um ônus para o Estado. Entendi que ele desejaria a morte dos mais velhos.

A declaração seria apenas tosca se vinda do economista medíocre que ele é, mas soa amedrontadora quando a voz que a enuncia é de quem ocupa um dos mais altos cargos decisórios nacionais. Chega a ser monstruoso.

Revela não apenas a insensibilidade e crueldade de um ser humano frio e, por que não, bárbaro; revela acima de tudo o nível baixíssimo de tipos que povoam o poder estabelecido no Planalto. E ainda há quem os aplauda.

Entendo assim que a CPI precisa e deve desmascarar e denunciar Bolsonaro e todos os demais envolvidos na crise em que nos enredamos. Devemos usar máscaras para nos proteger, mas não podemos mascarar a dor de ver um país dilacerado, seu povo vilipendiado, vidas que se perdem todos os dias.

Insisto: Bolsonaro não usa máscara, mas precisa ser desmascarado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: