sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Alto empresariado e corrupção



“Meu filho, estude para ser ladrão.”

Para que tivesse potência e força brutais, a estonteante crise que domina o país teve nas entranhas onde foi gestada muito mais que a presença de agentes do estado – políticos de alto escalão e funcionários graúdos e desonestos.

Houve mais que isso, houve a presença e participação do grande empresariado nacional. Sem eles o descalabro não teria acontecido. Ou seria bem menor.
Mas isso, tal participação decisiva e vital, não é destacada nos noticiários: o fato de que foram eles, os grandes empresários – que agora estão repatriando seus dinheiros sujos antes entocados em bancos no exterior –, quem atuou de forma decisiva para levar o país ao descalabro.
Foi a fome do lucro desonesto, a ganância de tais pessoas que açulou os ânimos dos políticos e funcionários corruptos. Tudo isso deu no que deu: o país fazendo água, a tempestade perfeita. 

O que foi o triste espetáculo de Geddel Vieira Lima se não o retrato exato dos empresários corruptos e corruptores agindo junto ao governo? 
Mas a conta foi repassada ao povo, aos que literalmente gemem nos leitos de hospitais públicos, choram a morte de familiares atacados por bandidos ou lamentam a escola que o filho não tem. E a chibata vai estalar por vinte anos.
OK. Temer faz salamaleques para alcovitar o PSDB, seu aliado-verdugo, que dele vai se afastar no momento que melhor lhe aprover, até mesmo antes de 2018.
Ok. Temos um show, uma sociedade do espetáculo onde se encena o destino nacional.
OK. Aparentemente não temos a quem chamar para a salvação nacional.
OK. Mas o dia a realidade vai se impor. Não sei se com uma solução política pelo menos bem intencionada. O que temo é que nas ruas, onde muitos tomam vagas de idosos em estacionamento e funcionários públicos levam para casa papel resmas de papel da repartição, muitos estejam dizendo: “Quero ser como um deles. Quero ser ladrão. Meu filho, estude para ser ladrão!”
Imagem: https://www.google.com.br/search?q=bandidos+de+colarinho+branco&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjX0uitl4rQAhXJFZAKHZnhDVMQ_AUICCgB&biw=1920&bih=922#imgrc=u7eFHNTuIkXJAM%3A

Nenhum comentário: