segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Milícia, bandidos e políticos bebem da mesma sopa



Tá dominado, tá tudo dominado
Acabo de ler no UOL matéria sob o título Milícias SA – Em permanente mutação, milicianos estendem seus negócios do narcotráfico até as eleições. A matéria pode ser encontrada no endereço http://tab.uol.com.br/milicias/#tematico-1 .

Além de ser jornalismo denso - seja pela qualidade seja quantidade de informações -, o texto de Rodrigo Bertolotto é também um ato de coragem. Creio que o profissional assumiu literalmente o risco de ser alvo de algum tipo de atentado. 

Trata-se de poderosa denúncia sob o formato de reportagem. E apresenta de maneira clara e firme como o crime organizado no Rio chegou ao ponto de reunir na mesma cumbuca bandidos e policiais corruptos. E políticos, é obvio. 

Mostra também como tais atividades estão se espalhando pelo país. 

O texto chega a mencionar o ex-deputado Eduardo Cunha como claramente beneficiário eleitoral de milicianos quando de sua última eleição. 

Recomendo a leitura. Ao longo da matéria você vai penetrando no mundo cediço, cruel e safado do crime organizado e tem uma sensação do quanto é corrupta e lamentável a classe política brasileira. É tudo muito sujo.

O assunto – creio que você se lembra –, é abordado na segunda parte do filme Tropa de Elite, quando o personagem capitão Nascimento descobre a podridão da política enviesada com a milícia. 

Devemos ter consciência do quanto nosso país padece com a corrupção. Precisamos também estar atentos, lamentar e repudiar o quanto a corrupção, em suas diversas formas, manifesta-se no nosso cotidiano. 

Tudo começa com as nossas licenças: tornou-se comum, até mesmo natural, o rapagão de dezoito anos estacionar carro em vaga de idoso, funcionário público se apoderar de resmas de papel para uso pessoal, servidor de posto de saúde pegar remédios para si ou até mesmo para vender. Só para dar alguns exemplos. 

Desses exemplos chegamos aos plenários legislativos, aos conchavos de elaição, aos gabinetes de grandes empresas. Sem que vejamos perspectivas de real mudança. 

O texto de Bertolotto diz: “Os traficantes erguem os fuzis e lançam ameaça em vídeo do YouTube: ‘Olha como nóis tá pesadão. Pode subir o escadão que não passa nada’. A resposta veio só em áudio: ‘O bagulho é nosso, seus comédias. Aqui é tudo milícia’. O confronto no Morro do Jordão, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio, durou um ano de tiros e mortes. Terminou após um acordo de anexação: a milícia vendeu seu território ao CV, o Comando Vermelho, por R$ 3 milhões. Passou-se o ponto.”

Na política há muitos anos os pontos são passados: seja do papai para o filhote que ganha mandato na próxima eleição, seja na nomeação de apaniguados para cargos de largos salários. Tudo tem troco, tem comissão, tem ajuste e ajuda mútua. 

O Brasil dá medo. Desde o bandido que pode assaltar no ponto do ônibus até o bandido que está sentado no conforto do Congresso. Tá dominado, tá tudo dominado. 
........
Foto encontrada no endereço:  https://www.google.com.br/search?q=bandido+armado+rio&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiente_zfPPAhXEkpAKHffiB64Q_AUICCgB&biw=1920&bih=922#imgdii=oP27gannmDgroM%3A%3BoP27gannmDgroM%3A%3BiQjZEbKb1600LM%3A&imgrc=oP27gannmDgroM%3A

.............................................


ZOORÓSCOPO  
CARRAPATOquem nasce nessa casa zooastral tem incontrolável tendência a explorar os demais, ganhar tudo na manha, meter-se em qualquer coisa que dê dinheiro ou lucro. Para os próximos tempos tem garantida previsão de bons ventos e céu de brigadeiro para altos voos. Casando com nascidos em Jararaca formará casal imbatível. Tais espécimes são facilmente encontráveis em Brasília. Se você nasceu em burro tenha certeza que vai trabalhar até morrer para quem for de carrapato. Não se meta com carrapatianos. São profissionais.





Nenhum comentário: