quinta-feira, 3 de julho de 2014

OK, vai começar a partida



Vencer a Colômbia é a coisa mais importante do mundo

A Copa, mesmo ante a possibilidade de derrocada do Brasil, é sempre momento de comemoração vivida em meio à expectativa do resultado. Temos um misto de temor, pontinha de aflição, aperto na garganta como se fosse a coisa mais importante do mundo, quando na verdade tudo é algo que se inscreve na efemeridade da vida, no tempo passageiro e cotidiano.

Daqui a dez anos – só para citar um tempo qualquer – o jogo de amanhã será lembrança aleatória a nos acudir à memória como algo que veio e passou. 
O goleiro Moacir Barbosa: uma derrota inesquecível

A importância da Copa é fato construído, elaborado pelo marketing da Fifa a partir do imaginário coletivo que cerca o futebol: jogo multisígnico, combinação de luta e arte, desespero e glória, compensação e frustração, Eros e Tânatos, espiral sem fim, perdas e ganhos.

Mas, para o momento, o enfrentamento entre Brasil e Colômbia é coisa seríssima a nos esganar o desejo de vitória, espécie de indenização tardia pela perda do título em 1950 quando o Uruguai apoderou-se da nossa conquista em pleno Maracanã. 

Para o momento o jogo de amanhã é questão nacional, mais relevante que qualquer conjuntura, problema, reivindicação econômica ou social. Pelo menos é nisso que o senso comum acredita. 

Mas, o jogo virá e passará. E nos seus noventa minutos, nos seus acréscimos, quem sabe na prorrogação ou nos pênaltis, vai ser coisa de suma relevância, inescusável relevo. Mesmo assim o jogo virá e passará. No fundo é isso mesmo e sabemos: é só um jogo, somente um jogo. 

Apesar disso, talvez por isso mesmo, pelo fato de ser ao mesmo tempo pueril mas tornado essencial, todos queremos gritar gol. Todos nos transformaremos naquele senso comum que garante, torce e acredita: vencer a Colômbia é a coisa mais importante do mundo. Depois a gente paga a conta da Copa, não é mesmo?
...............
Foto: http://gq.globo.com/Essa-e-nossa/noticia/2013/07/derrota-do-brasil-para-o-uruguai-na-copa-de-1950-completa-63-anos.html

Nenhum comentário: