sexta-feira, 28 de março de 2014

É de dar medo urgência no Walfredo Gurgel




Caos do Walfredo Gugel
Vamo correr, minha gente! Vamo correr!
Vi hoje na Intertv Cabugi matéria que mostrava um “treinamento” da equipe do hospital Walfredo Gurgel para eventual atendimento de emergência em massa. Tudo, segundo a matéria, sob a supervisão de médicos alemães. Preparação para a Copa do Mundo, claro. 
 
http://www.marceloabdon.com.br/?view=plink&id=33657
Aí, veio-me a dúvida: espere aí: quer dizer que a equipe do Walfredo não está preparada para esse tipo de atendimento? Isso não deveria ser algo típico, essencial do seu trabalho? E precisa vir gente da Alemanha para isso? A cena ficou-me presa na retina da memória. 

A cena do “treinamento” pareceu-me oscilar entre o ridículo e o grotesco. Uma miserável encenação. E por um motivo muito simples: o Walfredo jamais conseguirá atender a uma demanda de massa. Não conseguirá porque o governo do estado nele nada investe, não dá condições à sua equipe para que preste uma assistência digna desse nome.

Tudo o que foi praticado a título de digamos, qualificação, é apenas tudo o que cotidianamente deveria ser feito: funcionários em número suficiente para tal serviço, macas, camas, enfermarias, UTI, tudo em processo coeso e capaz. 

Todos sabemos que se houver algum acontecimento de grande monta será um caos – salvo, claro, se o governo do estado, num instante de dificílima lucidez, mantenha a postos toda uma grande estrutura humana e material pronta para agir. Não creio nisso. E espero que não haja nenhum desastre que exija do hospital que se torne digno desse nome.

Nenhum comentário: