domingo, 2 de fevereiro de 2014

Tenho nojo da Copa

Brasil vai gastar uma nota preta com o regabofe da Fifa

Leio no Estadão que o Brasil vai gastar um bilhão e seiscentos mil reais só em segurança com a Copa. Quatro vezes mais que a África do Sul. Tanto lá quanto cá exigência da Fifa, que nos tornou seu protetorado.
 
http://www.google.com.br/imgres?imgurl

Em termos práticos o povo sul africano tirou de sua pobreza todo esse dinheiro para garantir que 250 mil policiais, 7 mil soldados e 20 mil homens de empresas privadas garantissem a segurança do evento. Medo de terroristas,  é óbvio.

Não há dúvida de que segurança é essencial. Do ponto de vista operacional seria um insensatez não mobilizar tal contingente. Mas, que tal se, em  vez da Copa houvesse no Brasil ações, políticas públicas sérias, voltadas para o social?

Não dá mais para nossa sociedade continuar aceitando coisas como a Copa e a Olimpíada, caríssimas, como se fossem, como se tivessem um mínimo de prioridade, decência histórica, urgência, carência social.

Às vezes nosso país me dá nojo. Tenho, tenho sim, nojo da Copa e de todos os políticos que colaboraram para sua idealização e realização. Tenho, da mesma forma, nojo da Olimpíada que vamos custear.

Lamento, especialmente, o fato de o nosso Rio Grande do Norte empenhar tanto dinheiro nessa farra. Lamento a falta de uma sociedade civil atenta, poderosa, representativa, e, por isso mesmo, apta a repudiar, ainda no nascedouro, a malsinada ideia de Lula: trazer ao país a Copa.

Os custos históricos dessa intentona são altíssimos. Toda a dinheirama seria melhor empregada em finalidades sociais. Com o patrocínio do torneio futebolístico áreas essenciais como segurança, saúde e educação, setor viário e aparelhamento das Forças Armadas perdem apoio e incentivo. É triste. É terrível. é podre. Será motivo para a perplexidade das gerações que hoje se formam.

É o motivo do meu nojo.



Nenhum comentário: