sexta-feira, 14 de dezembro de 2012




Desejo de matar
Sociedade que cultiva um esquizofrênico culto às armas e à violência –  há até mesmo feiras de armas, como aqui há feira de gado, e os cidadãos têm liberdade para se manter armados –,  os americanos enfrentam novamente o fantasma da sua própria loucura.

Um jovem atacou e matou 27 pessoas numa escola em Connecticut; mais detalhadamente numa adorável cidadezinha de 25 mil habitantes. Ele é mais um da série de loucos armados que podem aparecer a qualquer momento e matar pessoas inocentes e indefesas. 

E o pior é que isso é produto autêntico, genuíno, legítimo, da própria sociedade americana. Esses criminosos jamais desaparecerão de lá. Tornaram-se uma espécie de curiosidade danosa, lamentável, do doentio culto às armas.

Eles se perguntam por que isso acontece: a resposta pode estar na cintura de qualquer pai de família ou num porão escuro onde o próximo matador esteja planejado um morticínio.

Abaixo, matéria da Folha a respeito do assunto:

  Atirador mata pelo menos 27 em escola em Connecticut, nos EUA

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um atirador abriu fogo na manhã desta sexta-feira em uma escola da cidade de Newtown, no Estado de Connecticut, nos Estados Unidos. A polícia diz que funcionários e crianças estão entre os mortos e feridos no incidente. 

A estimativa de mortos ainda não foi confirmada pela polícia, mas a imprensa americana e a agência de notícias Associated Press informam a morte de 27 pessoas. Dentre elas, o número de crianças mortas varia entre 14 e 18.


Presidente americano Barack Obama chora ao falar sobre o tiroteio na escola Sandy Hook em Newton, nos EUA; pelo menos 27 morreram em escola em Connecticut, nos EUA
O ataque aconteceu por volta das 10h locais (13h em Brasília) na escola Sandy Hook, em uma área próxima a Newtown, quando um atirador entrou na escola e começou a efetuar disparos. Um pai de aluno ouvido pela emissora NBC diz que o atirador disparou durante uma reunião administrativa no prédio.
O chefe de polícia do condado de Danbury, Al Baker, confirmou que há crianças mortas após os disparos e dezenas de feridos, entre alunos e funcionários. Segundo a rede de TV CNN, o diretor e uma psicóloga da escola estariam entre as vítimas.
A Casa Branca informou que o presidente Barack Obama foi avisado sobre o incidente por volta das 10h30 (13h30 em Brasília) e acompanha a situação. Ele telefonou para o governador do Estado, Daniel Malloy, oferecendo ajuda federal nas investigações do incidente.
 

ATIRADOR
Segundo a polícia, o atirador, identificado como Ryan Lanza, está morto, mas não foi determinado se ele foi morto pela polícia ou se cometeu suicídio. Ele teria usados duas armas, um revólver e uma pistola, que foram apreendidas, e um colete à prova de balas.
Agentes consultados pela Associated Press disseram que o criminoso seria um homem de 20 anos que teria relação com a escola, mas não especificaram que tipo de laço teria. Os agentes ainda investigam a hipótese da participação de um segundo atirador.

Um cordão de isolamento foi feito na frente do hospital e do quartel dos bombeiros onde se concentram as ações da polícia. A imprensa e parentes dos alunos da escola foram ao local.
A escola atingida tinha 39 professores e cerca de 650 alunos de educação infantil e primária, entre cinco e dez anos. 

CHOQUE
 
O caso assustou pais de alunos e moradores da cidade de 25 mil habitantes que fica a 120 km de Nova York. 

Em entrevista ao canal CBS, Stephen Delgiadice, pai de uma menina de oito anos, disse que sua filha ouviu duas explosões e os professores pediram que ela ficasse em um canto. "É preocupante, especialmente nesta cidade, que sempre imaginamos ser o lugar mais seguro dos Estados Unidos". 

"Newtown é uma cidade calma. Eu nunca esperava que isso fosse acontecer aqui. É muito assustador. Nossas crianças não estão a salvo aqui", disse Lisa Bailey, mãe de três filhos.


Nenhum comentário: