sexta-feira, 7 de setembro de 2012


Wellington Carvalho
--- Walter Medeiros

    Vivi um tempo em que o rádio era o meio de comunicação mais fascinante, pois a TV ainda não chegava a todos os lares. Apesar da censura e dos parcos recursos técnicos, havia equipes de profissionais que se desdobravam e faziam chegar a toda a população as informações e o entretenimento mais vibrante e encantador. Foi assim que no começo de 1973 cheguei à Rádio Cabugi. E entre tantos companheiros radialistas competentes e populares da época, encontrei Wellington Carvalho.

    Lembro que ele redigia, noticiários, redigia e apresentava boa parte da Patrulha da Cidade, participava da Resenha Esportiva, era o Plantão do Esporte e ainda tinha tempo para muitas outras coisas. Sempre magro, sempre sorridente, sempre brincalhão, sempre de bem com a vida, embora fosse capaz de falar grosso e até brigar, se necessário. Era assim que vivia nosso amigo, foi assim que convivi com ele de 1973 a fins de 1978.

    Wellington Carvalho era da Paz e transmitia uma sensação de tranquilidade imensa, ao mesmo tempo em que era dos mais vibradores com o noticiário. Como militante democrata socialista, eu precisava medir as palavras na presença de algumas pessoas, mas ele era daquelas pessoas que mereciam total confiança, tanto para as confidências como para aconselhamentos, em vista da experiência que já tinha acumulado.

    As notícias chegavam através de radioescuta, com gravação em gravadores Akai e recepção muitas vezes precária. Assim se deu na queda do avião da Varig no Aeroporto de Orly, quando morreram muitos brasileiros e até o natalense Juarez Baía. Lembro Wellington Carvalho avançando e voltando a fita para saber se eram mesmo Agostinho dos Santos e Felinto Müller dois dos passageiros citados no exato momento em que aparecia um ruído forte na gravação.

    Existem amizades daquelas que você convive, entendem-se, ajudam-se, torcem um pelo outro, e que tem certeza de que jamais haveria mágoa entre ambos. Assim sempre senti minha amizade com ele: um grande amigo, grande homem, grande pessoa. Um radialista e jornalista completo. Uma saudade para o resto da vida.

Nenhum comentário: