terça-feira, 24 de abril de 2012

Recebo e divulgo

Docentes das Universidades Federais realizam um Dia Nacional de Mobilização em defesa da Carreira


Nesta quarta-feira, 25 de abril, docentes das Instituições Federais de Ensino Superior de todo o Brasil realizam um dia de mobilização e protestos em defesa Carreira e contra a morosidade do Governo Federal no atendimento à pauta de reivindicações da categoria. Entre os principais pontos, o atraso no pagamento do reajuste de 4% e incorporação ao salário base das gratificações do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, acordados para vigorar a partir do dia 1º de março.

A data faz parte da agenda de atividades do PROIFES-Federação, e inclui uma pauta propositiva desenvolvida em conjunto com os sindicatos federados. “A mobilização dos docentes em todo o Brasil será fundamental para assegurar avanços importantes e investimentos adequados para a nossa Carreira”, avalia João Bosco Araújo, presidente do ADURN-Sindicato, entidade filiada ao PROIFES.

O ADURN-Sindicato e os sindicatos federados ao PROIFES protestam, ainda, contra a inclusão de itens não negociados com as entidades no PL 2203/11 e pelo cumprimento do acordo de 2011. “Não podemos permitir que os professores das IFES sofram com políticas que querem restringir o necessário avanço do Ensino Público gratuito e de qualidade”, ressalta o diretor de Política Sindical do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte.

Apesar dos recordes de arrecadação e da política de melhoria da infraestrutura e expansão das Universidades Federais do país, os professores reivindicam a valorização da profissão e defendem mudanças na construção da Carreira.

Há consenso entre as entidades dos Servidores Públicos Federais de que o cenário econômico segue apontando para uma sequência de recordes de arrecadação. O superávit primário tem superado as expectativas do próprio governo, e o entendimento é de que há condição para assegurar avanços importantes na administração pública.

Agenda

Nesta terça (24), o PROIFES-Federação participa de encontro com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), como integrante do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais, para discutir pautas que interessam diferentes categorias do funcionalismo público, entre elas, o PL 2203/11, data base, orçamento 2013, e regulamentação da Convenção 151 da OIT.

Já na quarta-feira (25), será a vez de dar sequência às negociações específicas sobre as carreiras do Magistério Superior e do EBTT, quando serão aprofundados os debates da estrutura interna das Carreiras (número de classes, níveis e diferenças percentuais remuneratórias respectivas; relação entre Retribuição de Titulação e Vencimento Básico); desenvolvimento nas carreiras, e enquadramento.


Nenhum comentário: