terça-feira, 20 de março de 2012

Fórum de Professores quer readmissão
de docente afastado da FaCásper

A diretoria do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) manifesta, neste documento, sua insatisfação pública com a recente demissão do professor Edson Flosi da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Jornalista com décadas de experiência profissional, Flosi trabalhava no Curso de Jornalismo da Instituição havia 16 anos e, mesmo doente e afastado para tratamento médico, foi demitido da Escola.

Independentemente da motivação oficial que tenha levado à demissão do professor, a diretoria do FNPJ defende e solicita que a direção da FaCasper reveja tal decisão e mantenha o professor em seu quadro profissional. A educação superior não pode ser tratada como simples mercadoria, nem seus profissionais podem ser considerados meras peças aleatoriamente descartáveis.

A manutenção do afastamento do professor Flosi constituiria-se num mau exemplo para as demais instituições de ensino superior, que poderiam se sentir desobrigadas dos cuidados humanos e éticos no tratamento de situações semelhantes. O peso e a tradição da Faculdade Cásper Líbero, nesse caso, estariam colocados em prol de uma péssima causa. Para o bem do professor e da preservação do nome da própria Faculdade, torna-se indispensável, num primeiro momento, o reconhecimento do equívoco e da gravidade do ato.

A justificativa, além da solidariedade humana que qualquer pessoa tem direito em caso de doença e quando precisa de tratamento médico, refere-se ao fato de a Faculdade Cásper ser a mais antiga instituição universitária do País a ofertar Curso de Jornalismo (desde1947). E, portanto, era de esperar, no mínimo, que conseguisse manter o respeito humano e profissional a seu quadro docente.

A direção do FNPJ reforça, aqui, seu apoio à iniciativa de manifestação estudantil, realizada desde a sexta-feira (16/03/2012), contra a demissão do professor Flosi. É preciso, mesmo, que outras entidades e membros da comunidade acadêmica venham a público solicitar a imediata revisão de tal decisão administrativa. Afinal, tamanha injustiça é inaceitável em qualquer momento ou local e, portanto, estranha o fato de que a diretoria da FaCásper – com um histórico de prestígio na manutenção de um respeitado Curso de graduação em Jornalismo – tome tal atitude, que foge ao respeito que tal instituição registra, ao longo das últimas seis décadas. Uma ação impensada de gestor não pode colocar em risco a imagem de uma Fundação que mantém o mais antigo Curso de Jornalismo do Brasil e da América Latina.

Por isso mesmo, a diretoria do Fórum de Professores de Jornalismo (FNPJ) faz, aqui, um apelo público em defesa da qualidade do ensino universitário, que não se faz apenas com estrutura física, mas também com respeito humano, solidariedade e respeito profissional. E, neste momento, tal gesto pode se expressar na imediata readmissão do professor Edson Flosi.


Diretoria do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ)
Gestão Em Defesa da Formação Jornalística (2010-2012)


Brasília/DF, 20 de Março de 2012

Nenhum comentário: