sábado, 12 de março de 2011


O terremoto da história

Deu na Folha:
O terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter que atingiu o Japão nesta sexta-feira pode ter deslocado em quase 10 centímetros o eixo de rotação da Terra, segundo um estudo preliminar do INGV (Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia) da Itália. 
...

Temo que a ocorrência venha a ter resultados sobre o clima na Terra, juntando-se à devastadora ação que a humanidade leva, com critério homicida, às últimas consequências. 

O planeta, e isso nós esquecemos, segue sua, digamos assim, história geológica e isso implica as manifestações sísmicas e demais manifestações das forças elementais manifestas em tufões, furacões, tornados.

Tudo isso reunido à presença predatória do que chamamos humanidade, resulta um cadinho de efeitos que repercutem na vida histórica. E como a insanidade, guiada pela noção do lucro a qualquer preço, domina as ações dos países, o planeta caminha a passos largos em direção a futuro que a mim parece aterrador. 

Os desequilíbrios climáticos, com suas irrefreáveis consequências sociais, aqui em sentido amplo englobando a economia, a geopolítica, a vida mesma das pessoas em seu cotidiano, são como o ponto de fulgor para uma humanidade que parece não temer acender o fósforo na sala cheia de gás.

Nenhum comentário: