segunda-feira, 3 de maio de 2010

A notinha contra Serra ficou bem escondidinha
Emanoel Barreto

Preste atenção à primeira página da Folha. Prestou? Não viu nada de errado? Não? Vou explicar: Quem entende de jornal de forma mais aprofundada não deixará de notar que a notícia intitulada "Ato com apoio a Serra recebe R$ 540 mil em verba pública" foi diagramado no canto superior direito da página. 

Por que isso? Muito simples: é por demais conhecido no meio jornalístico que matérias nessa configuração visual tendem a ser relegadas pelo leitor, cuja visão está condicionada a fazer o reconhecimento da página da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Logo, o olhar busca a matéria seguinte após a manchete, que é a notícia sobre a Grécia.Claro que a unidade gráfico-noticiosa abordando Serra será lida. Mas, ao contrário do noticiário sobre o PT, não foi a manchete.

Interpretando o fato temos que a Folha cumpriu com a essência do seu projeto político-editorial: deu a notícia, mas sem o grito manchetesco.  Ou seja: com isso não poderá ser acusada de imparcialidade, já que está "noticiando os dois lados", com material de valência negativada seja para Serra seja para o PT ao longo das edições.

A observação do recurso, todavia, nos mostra o discurso enviesado do jornal e como joga com o leitor. Trata-se de um trabalho dissimulado, contínuo. Um agendamento lento, seguro e gradual. Ao longo da próxima campanha presidencial esse comportamento deverá ficar mais claro e será possível perceber o apoio do jornal ao tucanato.

Se é que você ainda não o descobriu...









Nenhum comentário: