quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


 http://www.dgp.eb.mil.br/imagens/foto_GenSantaRosa.gif
General insubordinado é exonerado
Emanoel Barreto

A Agência Estado divulga: Brasília (AE) - Disposto a abafar o mais rápido possível novo foco de crise nas Forças Armadas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva endossou ontem a decisão do ministro da Defesa, Nelson Jobim, de exonerar o general Maynard Marques de Santa Rosa, do cargo de chefe do Departamento Geral de Pessoal do Exército. O general Santa Rosa criticou, em carta publicada na internet, a Comissão da Verdade, criada pelo governo para investigar crimes de violação aos direitos humanos durante o regime militar.



Ministro Nelson Jobim avalia que houve quebra de hierarquia e pediu a exoneração do militar que ocupa cargo no Exército Santa Rosa classificou-a como “comissão da calúnia”, dizendo que ela era composta por “fanáticos que, no passado recente, adotaram o terrorismo, o sequestro de inocentes e o assalto a bancos como meio de combate ao regime para alcançar o poder”.


Lula, que é comandante em chefe das Forças Armadas, afirmou que o afastamento do general era necessário para que “fique claro que não vai aceitar” este tipo de comportamento. O artigo do general Santa Rosa estava circulando na internet havia um mês e já era de conhecimento do ministro Jobim Mas ontem, com a divulgação de trechos da carta pelo jornal “Folha de S.Paulo”, Jobim entendeu que a opinião do general se tornara pública demais. Ou seja, não poderia mais ser considerado como opinião particular, como alegara o militar.
....
A exoneração do militar insubordinado deve servir de exemplo. Ele feria os princípios castrenses básicos disciplina e hierarquia. Forças Armadas, para funcionar como guardiãs da democracia devem, por princípio, respeitá-la, o que inclui necessariamente curvar-se ante as decisões de governo democraticamente eleito. Desviar-se de tal princípio é voltar-se contra o exemplo de Caxias.


A frágil democracia brasileira padece dos vícios da nossa sociedade, cuja licenciosidade cívica, por mais esdrúxula que possa ser esta formulação - em verdade a licenciosidade civil é anti-cívica - resulta nessa cultura de violência à sociedade. Violência aqui como equivalente de corrupção.


Agiu bem o governo, punindo na raiz problema que poderia eventualmente ter desdobramentos que, bem, prefiro nem pensar...

PENSANDO EM VOZ ALTA
(O preguiçoso)


Posso até nao ter realizado. Mas fui, sinceramente, quem mais pensou a respeito.

Nenhum comentário: