quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A dolce vita
Emanoel Barreto

A Folha informa que o Senado gastou 70 mil reais com a senadora Ideli Salvati (PT-SC) e um seu assessor. O dinheiro serviu para que participassem de um curso caríssimo, realizado na Cidade do México, Buenos Aires e Sevilha. O que isso resultará de positivo para o povo, não sei. Mas tenho sérios motivos para supor que alguém no Alto Xingu, na solidão do Brasil Central, em alguma paragem nordestina ou em qualquer ponto próximo ao Chuí, de alguma forma iria precisar desse dinheiro: num pequeno posto de saúde, numa escolinha, num medicamento de urgência, numa estradinha até um distrito distante.

O problema do Brasil oficial é o desconhecimento e o desdém com o Brasil de fato, o desapreço e o desrespeito para com aquela pessoinha que vive de pensão ou sustenta a família com salário mínimo. Ou até mesmo tira sua sobrevivência como catador de lixo ou algo assim.

É triste, mas é verdade. E depois, a senadora Ideli, falastrona e refinada, ainda sai dizendo que está lá, lá em Brasília, para defender os trabalhadores. Pois sim.

ZOORÓSCOPO

ESQUILO - Veja bem como são os de Esquilo. São pessoas rapidíssimas, parecendo sempre aflitas, desesperadas, permanentemente com algum problema insolúvel. Choram por tudo, torcem as mãozinhas e desesperam-se facilmente. A ansiedade é seu permanente mal. Especialmente quando são obrigadas a conviver com os de Lacrau, truculentos que só eles. Se você é de Esquilo, jamais ingresse na política. Não terá estômago nem nervos para isso. Mas será um excelente entregador de pizza. Se conseguir frear a moto.

Nenhum comentário: