sexta-feira, 11 de setembro de 2009


A mentira, quem mentiu?
Emanoel Barreto

A mídia como um todo deu grandes espaços à discussão entre Lina Vieira e Dilma Roussef. Discutia-se quem mentia a respeito de encontro entre as duas e se a ministra teria pedido a Dilma atuação em favor da família Sarney e seus, digamos, negócios. Todavia, agora o assunto sumiu da agenda jornalística, como que por encanto.

Pergunto: por que isso aconteceu? Se o assunto fosse mesmo tão importante, mereceria até mesmo a prática de jornalismo investigativo, até esgotar o assunto. Mas, ao que tudo indica, ocorreu mesmo e apenas uma espécie de sensacionalismo, elevando-se à condição de problema nacional um acontecimento menor.

Esse tipo de comportamento da imprensa, imprensa em sentido largo, é um dos maiores erros do jornalismo, quando induz o leitorado a buscar em suas páginas, também em sentido amplo, informações a respeito de algo que, em essência, é banal.

O cerne da questão, a corrupção na vida pública, ficou a reboque de um assunto menor, um disse me disse, que a nada levou. Seriedade continua a ser coisa que o jornalismo deve preservar.

ZOORÓSCOPO

TAMANDUÁ - Cuidado com os de Tamanduá, especialmente se você nasceu sob os augúrios de Ovelha ou Cabrito, dois signos de pessoas que facilmente confiam nos demais. Tamanduá sempre se aproxima quando você está em dificuldade. Aparentemente quer ser solidário, mas, depois, quando você está sob seu domínio, vem o abraço fatal. Se você se deixou fascinar por Tamanduá, pá!, acaba entregando a ele tudo o que tem. Quem é de Tamanduá é, literalmente, um amigo-urso.

Nenhum comentário: