segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A guerra santa. Nem tanto assim...
Emanoel Barreto

Globo e Record estão em guerra santa. Nem tanto, não é mesmo? A primeira, na busca de manter a hegemonia sobre corações e mentes; a outra, na corrida com a mesma finalidade. São as duas faces de uma mesma e enferrujada moeda, cada uma buscando fazer valer a sua verdade. É mesmo a busca pelas mentes. Mas, saibamos, a mente mente. A mente do poder busca, de todas formas, apresentar-se como fiel depositário dos intereses sociais. E a mente mente.

E o poder não é único. Não existe apenas em sua natureza estatal. Ele se manifesta por muitas pessoas, mediante diversas circunstâncias de verificação e exposição. Aqui, o poder se apresenta de forma mediata em dois poderosos sistemas de mídia.

O primeiro, eminentemente laico, tem quase virtual controle do grande coletivo que conhecemos como sociedade brasileira. A esta impõe realidades que são consumidas como representação exata do mundo vivido. O segundo aciona idênticos mecanismos, aos quais junta elemento extremamente poderoso: fala em nome de Deus.

Agora, os dois gigantes estão em duelo: cada um busca ser visto como dotado de passado ilibado, sério, digno, compromissado. Ou seja: dois sistemas éticos.

Trata-se, para quem souber ver, e além de ver, compreender, que nesse jogo ambos mostram às claras como funciona o esquema midiático. Com seus interesses, manobras, intenções e propósitos. Um desnuda o outro. Seria uma excelente possibilidade de a sociedade brasileira entender a quem está entregue essa poderosa ferramenta de comunicação de massa.

A guerra não é tão santa assim...

ZOORÓSCOPO

ORNITORRINCO - Signo típico das pessoas tida como estranhas retraídas, voltadas para o seu mundo interior. O nascido sob tais influências não gosta de aparecer, mas, age de forma tão pouco natural, é tão contraído, sua discrição é tão resolutamente gritante, que ele acaba chamando a atenção onde quer que esteja. Seu silêncio é tão forte que grita aos ouvidos de todos. Recomenda-se que os ornitorrinquianos casem-se com mulheres em Girafa, um bicho que, dizem é mudo. Assim, seus silêncios vão se encontrar e eles vão conviver muito bem.


Nenhum comentário: