sábado, 17 de outubro de 2009

Ricardo Moraes/Reuters
Os terríveis desgraçados
Emanoel Barreto

Diz a Folha:
Um confronto entre traficantes resultou em pânico para moradores da zona norte do Rio neste sábado. O tiroteio começou durante a madrugada, quando criminosos do morro São João tentaram invadir o morro dos Macacos, em Vila Isabel, em disputa pelos pontos de venda de drogas, de acordo com a PM. Na manhã de hoje, um helicóptero da PM que sobrevoava a região foi derrubado pelos traficantes, e dois PMs morreram. Em retaliação à ação da polícia, ao menos seis veículos --cinco ônibus e um carro-- foram queimados.
............

À falta de uma maior organização do aparato policial, as facções criminosas atuam de forma bastante desenvolta no Rio. Ao que parece, falta maior efetivo e um competente trabalho de inteligência que poderia, dentre outros aspectos, descobrir como as armas chegam aos criminosos de maneira tão livre, tão fácil.

Essa realidade criminal há muito deixou de ser conjuntural para se tornar estrutural e o Estado parece não ter forças para um enfrentamento eficaz. Além disso, as dramáticas condições de pobreza e miséria fornecem, nos bolsões sociais onde estão instaladas, todo o contingente humano que virá a formar os soldados do tráfico.

O combate à pobreza e miséria precisam de um olhar mais atento e com sentido histórico sério. A reversão de quadro é urgente urgentíssima. Ou, no final das contas, toda a sociedade brasileira estará à mercê dos desgraçados que, à míngua de dignidade, tornam-se criminosos terríveis, bárbaros e dispostos a tudo.

Nenhum comentário: