sábado, 29 de agosto de 2009

A patricinha ficou contra o lobo mau

Emanoel Barreto

Diz a Folha Ilustrada: "A atriz Alicia Silverstone, conhecida pelo papel no filme "As Patricinhas do Berverly Hills" tirou a roupa para estrelar uma campanha em prol do vegetarianismo promovida pelo Peta, organização em defesa dos animais. A atriz fez fotos e um vídeo, que pode ser visto no site da organização, em que aparece saindo de uma piscina, sem roupa."

A ação do Peta, sigla que em inglês quer dizer algo como "pessoas a favor dos animais", tem alguma validez, claro. Defender a vida, o respeito à natureza, aos animais consequentemente, é um valor a não ser menosprezado. Mas esse movimento centra suas ações no nudismo como forma de chamar atenção aos seus protestos.

Isso alude a alguma forma de juvenilidade, um certo esquerdismo inconsequente e apenas barulhento, o que antigamente era chamado de "esquerda festiva". A questão da prervação ambiental é algo sério demais para ser debatido apenas com happenings e palavras de ordem.

A realidade ambiental nua e crua é política e deve, sim, ser motivo de manifestações de sociedade civil. Apenas tirar a roupa a se dizer "contra", é algo pueril e, pelo menos, coisa para quem não tem mais o que fazer. É mesmo coisa de patricinha querendo aparecer.

ZOORÓSCOPO

FALCÃO - Caro amigo falcoíno. Acautele-se contra os que estão sob a inspiração do signo de Coruja. Podem fazê-lo ficar tão míope que você desaprenderá até mesmo de voar. É melhor acompanhar-se de Águia. E, dando Águia na cabeça, você pode dizer: “ Falcão é o bicho.”

Nenhum comentário: