sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Apenas um rapaz latino-americano
Emanoel Barreto

De repente, virou febre a procura pelo cantor e compositor Belchior, desaparecido há um tempão. Sua última aparição pública, pelo menos registrada, foi ao lado do senador José Sarney. Diz a Folha Ilustrada: "O cantor Belchior foi fotografado ao lado do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no dia 9 de fevereiro deste ano, em Brasília. O cantor participou da instalação da Coordenação de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e posou para fotos ao lado do peemedebista e de representantes da entidade."

Acrescenta o jornal: "Segundo informa a coluna de Barbara Gancia publicada na Folha desta sexta-feira, o sumiço do cantor não pode ser considerado um artifício para reerguer a carreira nem um exílio voluntário de alguém com dinheiro no bolso. A colunista afirma que o desaparecimento está ligado a uma disputa familiar e a problemas financeiros."

Certa vez ele veio a Natal. Eu trabalhava na Fundação José Augusto e, inesperadamente, ele esteve por lá, acompanhado por dois jornalistas conhecidos meus. Queria livros de autores potiguares, queria conhecer a nossa literatura.

Conversamos longamente. Culto, refinado, mostrou-se um grande ser humano. Seria bom que já retornasse, com mais um belo disco.

ZOORÓSCOPO

GAZELA - Eis o zoosigno das pessoas religiosas, calmas, reflexivas, doces, cordatas. Muito comum a freiras e senhoras votadas ao serviço do próximo. Mas, aos que sejam de Hiena ou Cobra, recomenda-se: não tentem aproveitar-se de seus bons propósitos. Ou, em futuro próximo, serão punidos, numa dura convivência com Tubarão ou Lacrau.



Um comentário:

Walter Medeiros disse...

Barreto,
Avalio que Belchior foi o artista cuja obra teve maior profundidade na luta conta o regime militar. Seu maior feito foi o disco "Alucinação" que, apesar do nome, tornou-se o canto real da libertação.