terça-feira, 4 de agosto de 2009


O leão contra os chacais
Emanoel Barreto

O que se viu ontem no Senado, com o senador Pedro Simon sob fogo cerrado de Collor de Melo e Renan Calheiros, é o que se poderia chamar de princípio da inversão: o primeiro, que a mim se afigura como uma espécie de reserva moral do Senado e do Congresso, desrespeitado por dois homens de passado e presente políticos no mínimo duvidosos.



O primeiro defendendo o que acho que já se tornou uma causa nacional: a retirada de Sarney da presidência do Senado, já que não se pode atirá-lo de lá pelas janelas da história; os dois defendendo alguém que a mim se afigura como a encarnação do que há de pior na vida pública brasileira, algo como uma síntese perfeita da corrupção e degenerescência política.
O leão contra os chacais, estes protegendo raivosamente o pedaço de lixo sob sua guarda.

Espero que hoje os canhões do parlamento voltem a troar, artilharia pesada martelando incessantemente. A imprensa, no caso, cumpre papel primordial. Jornalismo pode e deve ser a continuação da política por outros meios. Manchetes e textos devem estar a serviço da sociedade, ajudando a demolir os ídolos de pés de barro, cuja queda representará de alguma forma o resgate, mesmo que somente parcial, da honradez no Senado e no Congresso.


Nenhum comentário: