sexta-feira, 17 de julho de 2009

Não é só com um chazinho
Emanoel Barreto

Não é só chá vitamina "C" e cama: a gripe suína está começando a se espalhar e as coisas de jornal da grande imprensa já falam em 11 mortos. Mais que isso, informam que a doença assumiu sua condição de "sustentada", em que a vítima não viajou a outros países em que há epidemia, nem entrou em contato com gente infectada. Ou seja: o vírus já circula no país.

O preocupante é que nossos serviços de atendimento médico-hospitalar, postos de saúde e desasistência a quem não tem plano de saúde formam quadro que podemos chamar de dramático. Caso a gripe suína se torne situação alastrada um expressivo contingente populacional estará literalmente ao abandono.

A frágil situação organizacional do Estado brasileiro o leva a colocar-se como instituição que falha na prestação de serviço público. Vamos mal na educação, segurança e saúde. O Estado não chega aos que mais precisam, aos que mais dependem do bom funcionamento de sua estrutura organizacional em termos de assistência.

Talvez seja o caso de se remeter o problema aos céus, esperando que o sobrenatural faça o que as autoridades com certeza não poderão fazer.

Nenhum comentário: