quarta-feira, 27 de maio de 2009

Mesquinhos e cruéis
Emanoel Barreto

A tensão no nordeste da Ásia aumentou ontem com o lançamento de mais três mísseis de curto alcance pela Coreia do Norte (outros três foram lançados na segunda-feira) e o anúncio da Coreia do Sul de que vai aderir formalmente à iniciativa que permite a interceptação de navios suspeitos de carregar materiais ou armas de destruição em massa, gesto que os vizinhos comunistas veem como uma declaração de guerra. Tecnicamente, os dois países permanecem em conflito desde 1950, quando teve início a guerra que dividiu a Península da Coreia. Um cessar-fogo foi estabelecido em 1953, mas as partes nunca firmaram um acordo de paz.

.... A informação é do Estadão e confirma mais que a possibilidade de um conflito armado: a insensatez insana dos dirigentes do mundo. Ao que parece, encaminhar os destinos de um povo, na visão dos envolvidos, é mostrar armas, assim como os pitbulls mostram os dentes: nestes, justifica-se, são animais e agem por instintos; mas, e nos humanos? Só pode ser o seguinte: são feras tidas como racionais, o que as torna especialmente perigosas.

Já percebeu que os dirigentes mundiais sempre reúnem para discutir sobre coisas mesquinhas como dívidas, pressões sobre outros povos, cobranças, intimidações, dinheiro? Isso, quando não se juntam em magotes ideológicos para justificar brutalidades como a marca do bem.

Nenhum comentário: