quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Os otários querem futebol

Cara Amiga,
Caro Amigo,

As notícias, as coisas de jornal, informam que "o Rio Grande do Norte segue firme como candidato para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Na próxima semana, Natal receberá os técnicos que farão um levantamento das cidades que buscam sediar os jogos. Eles virão com objetivo de fazer um estudo que será finalizado no dia 14 de dezembro e que servirá de base para a escolha das cidades-sede."
O Estado brasileiro fará descomunal esforço para desperdiçar dinheiro público com a Copa do Mundo, em 2014. E isso, como se não tivéssemos problemas como o combate às drogas, uma rede de saúde lastimável, péssimos salários pagos a professores dos três níveis, defesa do meio ambiente, proteção à Amazônia, malha rodoviária em péssimo estado... Fiquemos por aqui.
No Rio Grande do Norte, estado riquíssimo, como se sabe, a farra com o dinheiro do contribuinte terá resultado inversamente proporcional às suntuosas instalações que a Fifa exigirá. Ou seja: quanto mais se gastar com futebol, menos haverá para fazer funcionar de verdade postos de saúde, escolas, aparelho policial, etc... etc... etc...
A desculpa será o surrado refrão de que a Copa incentivará o turismo e, por gravidade, outros segmentos da economia serão dinamizados. Balela. Uns poucos lucrarão com esses jogos e a população ficará segundo a lei do pão e circo.
Tolos das mais variadas espécies gritarão como loucos a cada gol, e se sentirão honrados em ser enganados. Na volta à casa, serão assaltados e reclamarão. Não terão esse direito: o dinheiro para o trabalho da polícia foi todo gasto com futebol, sob o aplauso daqueles mesmos bobos. Então: calaboca!
Espero que o Rio Grande do Norte não seja escolhido pela Fifa. Se mal temos dinheiro para dar aumento ao funcionalismo, de onde tiraremos recursos para gastar com bola?
Emanoel Barreto

Um comentário:

Anônimo disse...

Professor Barreto, deixa o povo vir, os jogos da copa acontecem exatamente no período de inverno, chuva, muita chuva, vai ficar todo mundo alagado. (Márcio Lemos)