terça-feira, 1 de julho de 2008

Meu amigo sapo chinês

Caras Amigas,
Caros Amigos,
Sou amigo de um sapo na China. É, é, um sapo. Por que não? Sou amigo de um sapo na China, como mantenho excelentes relações de amizade com um tigre de Bengala, um urso polar e um macaco estranhíssimo. Sabe aquele Zubumafu da TV? Pois é: trata-se de um daqueles. São bichos legais, cheios de uma boa conversa e coisa e tal. Pois, bem: ontem, recebi um email do meu amigo sapo, reclamando da situação política de lá, da poluição bárbara que o governo proporciona em nome do progresso. E, claro, dos terremotos. Leiam na íntegra o bilhete do meu amigo sapo. Ele se chama Zong Tiau Zhing. Eis o que disse:
年7月1日

カジメがかわいい
2001年から毎月計測して、生長の様子を見守ってきたカジメたちがある。カジメというのはコンブの仲間の大型海藻で、かたちは海の中の椰子の木みたいな感じだ。岩の上に根を張って固い茎を立てて、その先端に茶褐色の葉を茂らせる。でも、陸の椰子の木とはちがって、大きくても高さはせいぜい2メートル程度なのだ。カジメがつくる海の森は生物の寄り合う場所なので、海辺からカジメがごっそり無くなったりすると、生き物たちもごっそりいなくなる。そんなわけで、カジメを大事にする必要があって、ずっと調べている。いつどんな時によく育つか、どれくらい生きるか、どんなふうに子供を分散させるか、競争はあるか、動物とはどんな関係にあるか・・・などなど知りたいことは尽きない。そんなわけで、毎月水深10メートルまで潜っていって、決まったカジメたち60本ばかりの生長データをとってくる。カジメにもずいぶんと個性があって、ノッポや太ったの、スベスベできれいなのやできものや付着物で被われたもの、真っ直ぐ伸びたものやなんだかグニャグニャ曲がったもの、などいろいろある。違いが分かるので、毎月眺めていると、なんだかかわいく思えてくる。8年目になって、最初の頃の個体はもうみな死んでしまった。寿命は長くても6年程度なのだ。でも、その後植え足したものたちもあり、自然に生えてきたものもあって、まだまだ付き合いは続いている。カジメ君たち今月も会いにいくよ!
投稿者 onenote 場所
23:39 0 コメント
ラベル: .

Entenderam? Ficaram preocupados? Não entenderam? Então, explico:
ele está dizendo que, de repente, os sapos passaram a ser perseguidos como inimigos do Estado. A acusação leva em conta o fato de que sapos andam aos saltos e como isso estariam estimulando a concorrência ao estilo capitalista. E isso, mesmo levando-se em conta que o sistema de lá admite uma forma concorrencial entre empresas. Mas o problema é que os sapos, aos pulos, não pagam impostos e agora estão sendo duramente caçados. Pular, na China, significa driblar, enganar, esquivar-se, entendem? Por isso, ele está na mira dos tiras.

Estou providenciando um esquema clandestino par libertar meu amigo sapo e sua mulher. Mas, já estou com dor na consciência. Quando ele chegar, logo vão notar que não fala uma palava de português e talvez queiram deportá-lo. Talvez mesmo a Polícia Federal monte a Operação Brejo Seco para capturar o meu amigo.

Por precaução vou levá-lo para a Amazônia. Mas o prloblema, lá, é ele escapar da devastação. Mesmo assim, dos males, o menor: aqui, como clandestino, ele não terá que pagar impostos. Pode pular à vontade. Os políticos não fazem o mesmo?
Emenoel Barreto

Nenhum comentário: