terça-feira, 8 de julho de 2008

Logo, logo, ele vai estar solto...

Caras Amigas,
Caros Amigos,
A foto mostra o momento em que Celso Pitta, ex-prefeito de São Paulo era capturado pela Polícia Federal. Ele, Naji Nahas e Celso Dantas são nacionalmente conhecidos como corruptos. Todos foram presos. Detalhe: se todos os corruptos que a PF captura fossem mantidos na cadeia, em breve surgiria uma empresa especializada para criminosos de fino trato, a lhes atender pedidos de caviar e outros, permitam-me, acepipes, adequados às suas requintadas práticas culinárias.

Mas a verdade é a seguinte: em mais alguns poucos dias todos estarão soltos. Não vou enumerar a lista de acusações de cada um; deixo para as coisas de jornal. Aqui, somente lamentar esse estato de coisas.E mais: tenho convicção de que crimes de colarinho branco, quando não são punidos, de alguma forma repercutem no que chamamos de democracia.

Com a impunidade historicamente instalada, cria-se uma cultura em que as pessoas passam a desacreditar na eficácia das leis; esquivos e bem remunerados advogados promovem salamaleques jurídicos e terminam por libertar seus polpudos constituintes.

E onde existe uma situação tal é indício de que a democracia, que inclui o estatuto de não roubar e não deixar roubar, termina arranhada. Além, é claro, de questões como a fome, a miséria e a pobreza, que também autorizam a dizer que no Brasil não há democracia.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: