sexta-feira, 11 de abril de 2008

A crise de alimentos e Tio Patinhas

Caros Amigos,
Os Grandes do mundo estão manifestando preocupações com a subida dos preços dos alimentos.

Entendidos em economia e políticas públicas dizem que os preços estão numa corrida para o alto devido ao fato de que, no mundo, milhões e pessoas saíram da linha de probreza absoluta, ou melhor, da miséria, e estão podendo comer. Ou seja: gente deixando de passar fome para atender não apenas a uma necessidade fisiológica, mas a um direito universal de cidadania, a um direito humano, o direito à vida.

E os Grandes, com isso, estão preocupados. Estão temerosos com o fato de que, com o aumento dos preços, poderá resultar numa espiral inflacionária via conexão da produção alimentícia inflacionada com outros fatores socioeconômicos, formando-se então uma crise; estão preocupados, como se vê, é com o dinheiro, o capital, o lucro e a possibilidade de que eles, os Grandes, venham a, de alguma forma, perder poder e fortuna; milhares, milhões, bilhões de dólares escorrendo de suas grandes e gananciosas mãos.

Observando-se tal expectativa, o Grupo G8, e a Rússia, estão marcando uma reunião de emergência, para discutir o assunto. Não, não estão preocupados em como manter as pessoas se alimentando, ganhando corpo, saindo da desnutrição. Querem encontrar uma fórmula para que Tio Patinhas continue a dar mergulhos em dinheiro, nadando em seu cofre platinado.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: