segunda-feira, 17 de março de 2008

Como ganhar dinheiro sem fazer força

Caros amigos,
Nos anos 1960 falava-se - eu nunca li -, num livro lendário: "Como ganhar dinheiro sem fazer força". Sempre tive curiosidade sobre esta obra que hoje, suponho, seja uma lenda urbana surgida naqueles anos tão ruidosos. Mas, essa questão de ganhar dinheiro tem, suponho, algum tipo de formulação. Estou querendo dizer o seguinte: ganhar dinheiro envolve sempre algum tipo de esforço, não raro sofrimento, empenho sempre e, não há como esquecer, qualificação. Quem reunir o máximo desses itens tem maior possibilidade de ganhar dinheiro. Isso, numa abordagem simples, de texto jornalístico. Resumindo: tem que fazer força para ganhar dinheiro.

Mas, o grande toque de midas é o seguinte: ganhar dinheiro sem trabalho, e mais: ganhá-lo em quantidade tal, para não se ter, nunca mais, que trabalhar. Daí, o suposto surgimento do livro que mencionei: agir de tal forma que, numa sociedade com má divisão de renda, alguém seja esperto o suficiente para que, num arranjo de malandragem, consiga usar as forças cruéis do mercado para se beneficiar. Agora, vejo na net o anúncio de um livro milagroso, que levará, inelutavelmente, à condição de multimilionário àqueles que o lerem.

O autor é um certo Bob Proctor, que prega Sete Lições para o aprendizado que levará qualquer um de nós ao paraíso do Tio Patinhas. Pelo que li no anúncio, parece que a sete lições são as seguintes: Como colocar um Gerador de Poder em seu interior; Os pensamentos viram coisas - compreenda a Lei da Atração; Controle do Pensamento - como direcionar o master-mind em seu processo do pensamento; Pensar Grande - como expandir sua visão para estar onde você quer; Velocidade de Manifestação - o Processo da Poderosa Manifestação da Abundância; As Fontes do Poder - Crença, Solicitação e Resposta; o Segredo para a Riqueza - Idéias Inspiradas e Ação Definitiva.
Sen-sa-ci-o-nal. Não percam, não percam.

Pronto. Lendo a respeito de tais artifícios, com certeza, ficaremos ricos. Todos ricos. Afinal, creio que tomou forma o fabuloso "Como ganhar dinheiro sem fazer força". É que as pessoas sabem, de alguma maneira, que o trabalho na maioria expressiva dos casos mal dá para pagar as contas, manter o filho numa boa escola, entrar para um cursinho, chegar a um curso de universidade federal. Isso, só para falar num dado da questão. E, assim, atiram-se à busca da sorte grande, para suprir, pelo bilhete premiado, os escassos caminhos de ascensão social.

E, então, chegam essas figuras mirabolantes, prometendo que tudo mudará, bastando que se leia um certo livro, que contém a receita mágica do Tio Patinhas. Mas, nessa busca incessante, as pessoas são como a criança da foto acima, terrível metáfora de mundo: ingênuos homens e mulheres que buscam um dinheiro que sempre foge, enquanto os tubarões se satisfazem com a luta vã.
Emanoel Barreto

Um comentário:

Anônimo disse...

Diáçogo entre Mira e Eduarda, filha e neta de Emanoel:
- Eduarda venha ver isto no blog de vovô Emanoel!!
- Mamãe.......Um tubarão querendo comer um bebê!!!Vovô Emanoel tá ficando doidinho....