domingo, 10 de fevereiro de 2008

Olha o Obama aí

Caros Amigos,
Sob a proteção do Superman, Barack Obama posa para o futuro. E surge uma pergunta: como reagirá a ultra-direita americana? Será inaceitável a segmentos conservadoress da sociedade norte-americana, a presença de um negro, veja só, na Casa Branca. Não creio que, com ele, haverá mudanças substanciais na política externa dos americanos. Mas, de alguma maneira, seria uma mudança, o surgimento de um novo discurso da presença afro, um embate com o racismo.

Obama, ao colocar-se em comparação com o Superman, atribui a esse comportamento, implicitamente, sua adesão ao establishment, empalmando os valores brancos e dizendo apenas que os negros têm direito a dirigir o país que ajudaram a construir, nada mudando em termos de estrutura ideológica.

De qualquer forma, valeria a tentativa histórica de fazer valer a presença negra e sua importância nas formulações de mundo. Há quem fale que, eleito, em algum ponto do seu mandato seria alvo de atentado. Como se já não bastasse o assassinato de Martin Luther King e a agressão à sua grande pregação em favor dos direitos civis, afinal conquistados pelos negros.

O tempo vai escrevendo a história e cada parte da história tem o seu próprio tempo. George W. Bush riscou o cristal da história com sua guerra e seus terríveis gestos. Obama bem pode ser um bom sinal. Olha o Obama aí, gente!
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: