segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Tudo volta a ser cinzento

Caros Amigos,
De forma inglória, Glória Maria foi afastada do Fantástico, sendo substituída pela beleza - e competência -, da jornalista Patrícia Poeta. Cid Moreira e Sérgio Chapelin, quando deixaram suas posições de destaque, também haviam sido jogados para fora do Jornal Nacional após muitos anos de trabalho e excelente desempenho.

Para eles, a explicação foi a de que a tendência internacional mandava que telejornais fossem apresentados por jornalistas; não mais por locutores, que não têm qualquer participação na feitura do noticiário, limitando-se a vocalizar material preparado por outros. Isso daria maior credibilidade e vigor ao noticiário.

A Globo anunciou que Glória afasta-se do programa, por dois anos, a fim de dedicar-se a projetos pessoais; leia-se: escrever um livro, tomar aulas de canto e fazer viagens. Isso é o que foi dito.

Quanto a Patrícia Poeta, é uma jovem e talentosa repórter, além de bonita. Mas, se a isso não se juntar uma ação jornalística forte, com material de notório intresse, retirando o programa das platitudes a que se dedica, de nada adiantará um rostinho bonito. O programa continuará com baixa pontuação e alvo de bocejos.

Lembrai-vos de que o Fantástico, em priscas eras, tinha o slogan de "O show da vida". E, como sempre o show tem que continuar, sai Glória, esquecida e pálida, para que uma nova estrela surja no horizonte artificial da mídia da Globo. É isso. E, na verdade, só há coisas fantásticas no Fantástico. A vida não é um show e na segunda-feira tudo volta a ser cinzento.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: