quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Um mistério e muito sofrimento

Caros Amigos,
As coisas de jornal estão informando que a cidade portuguesa de Praia da Luz está em campanha para esquecer a tragédia da menina inflesa Madeleine McCann, desaparecida de um hotel de lá, desde o dia 3 de maio. Velas e fotos da criança de quatro anos estão sendo retiradas de vitrines e outros locais de acesso ao público, com o objetivo de que o balneário não venha a perder turistas.

O caso todo é bem estranho: os pais chegaram a ser suspeitos da morte da menina, enquanto se procurava a pessoa ou pessoas que possivelmente a seqüestraram. Até agora, nada há de conclusivo. Por isso mesmo, os moradores da cidade começam a se preocupar unicamente com suas vidas e, claro, com seus ganhos com o turismo.

Esse fato nos remete à questão do heroísmo ou do martírio através da mídia. Enquanto havia a suspeita, indício forte de que uma criança inocente havia sido seqüestrada, ou seja, do ponto de vista de mídia surgia a figura do mártir, todos os votos de solidariedade se voltaram para a figurinha adorável de Madeleine, cuja foto pontilhou todos os jornais europeus.

Agora, desfeita a imagem, pela suspeita de que os pais a tivesse por algum motivo matado a criança, a aura de martírio esfumaçou-se, mesmo admitindo-se que ela, de alguma forma, viveu momentos de muita dor, seja quando foi morta, seja quando foi levada e supostamente também assassinada.

Mesmo com motivos para querer saber do seu desaparecimento, os moradores preferem se voltar para a vidinha de sua cidade. A polícia de Portugal não teve competência para desvendar o caso, e agora um mistério e muito sofrimento começam a ser esquecidos entre as brumas de um crime, para afinal se perder na noite das lembranças tristes.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: