terça-feira, 11 de setembro de 2007

Os senhores do horror

Caros Amigos,
Seis anos após o atentado de Osama bin Laden aos Estados Unidos, ele continua, como um pesadelo insano, a aterrorizar o povo americano. Sua figura patética passa a idéia de um ser humano frio, calculista, insensível, devoto de uma religão cujo livro sagrado permite interpretações que justificam qualquer ato de violência para responder àqueles que se colocam como seus inimigos.

Osama é tudo isso e muito mais. Entretanto, seu equivalente ocidental, o american way of life, de alguma forma representa o seu duplo, o reverso da mesma moeda. O fundamentalismo neoliberal dos EUA e antes, sua histórica política externa belicista e imperialista, podem ser considerados como a causa remota do surgimento de inimigos terríveis e demenciais como ele. São dois pólos opostos que guardam entre si uma deprimente e assustadora semelhança no instante em que se cruzam.

Lamentemos pelos que morreram ou ficaram para sempre traumatizados pelo horror do 11 de setembro, sua brutalidade e perversa execução. Mas tenhamos medo também da devassidão ambiciosa que leva o Presidente dos Estados Unidos, qualquer que seja ele, a manter o mundo, especialmente os países pobres ou miseráveis, em permanente dependência e fome, enquanto a sociedade americana celebra o seu festim.
Emanaoel Barreto

Nenhum comentário: