quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Olá, Insanidade...

Caros Amigos,
O Estadão Online está informando o seguinte:
"LONDRES - O Chelsea pode contratar o atacante Ronaldinho Gaúcho por "apenas" 14 milhões de libras (cerca de R$ 55 milhões) no fim desta temporada, afirma nesta quinta-feira o jornal britânico The Sun. O brasileiro, que tem 27 anos, poderia se beneficiar do artigo 17 do regulamento da Fifa para abandonar o Barcelona. A norma diz que se um jogador de 28 anos tiver jogado por um clube durante cinco anos pode ser liberado se comprar o resto de seu contrato."

Vemos aí uma completa subversão de valores, quando um espetáculo de mídia, como o futebol se tornou, ascende ao pódio de empresa cujos produtos, ( os jogadores e os jogos), são comercializados a preços ciclópicos em sua área de mercado.

Quando o espetáculo atinge assim tais níveis de valores, configura-se o demonstrativo de uma sociedade global movida pela necessidade do prazer coletivo, urrante como numa arena romana.
Só que hoje não corre o sangue dos gladiadores, mas jorram rios de dinheiro para as mãos dos investidores nesse tipo de mercado.

Não critico em si o que o jogador vai ganhar. Temo porém as circunstâncias históricas, em que uma massa histérica se deixa de alguma forma conduzir por emoções empacotadas em um sofisticado esquema de comunicação, que hedoniza o futebol, mitifica seus praticantes e faz do seu público uma multidão alegre, que compensa as coisas ruins que essa vida nos dá, com um grito de gol.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: