quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Só Ali Babá reuniu tantos...

Caros Amigos,
Quando criança, eu ouvia na Rádio Rural de Natal, aos domingos, um programa infantil que repetia inevitavelmente as mesmas histórias. Uma delas era a de Ali Babá e os quarenta ladrões. Os bandidos tinham até uma musiquinha, uma espécie de hino. Era assim: "Nós somos ao todo quarenta/Quarenta famosos ladrões/Roubar o ouro não contenta/Nós só queremos milhões."

E agora nos chegam os 40 mensaleiros, colocados agora na condição de réus pelo Supremo Tribunal Federal. Não são poucos corruptos. São quarenta homens e mulheres, todos ricaços ou quase isso, poderosos e influentes. Quarenta indivíduos com notável poder de fogo jurídico para se defender.

Advogados caríssimos ganharão milhões ao longo da causa que no mínimo se arrastará por três anos, dizem as coisas de jornal. Acho que isso vai durar muito mais tempo. E temo que nenhum seja preso. Pelo menos, com a atitude do STF, levantou-se a ponta do tapete da impunidade. Espera-se que todo o tapete seja levantado, descobrindo-se toda a sujeira que estava jogada embaixo.

Mas, como no mundo da fantasia infantil havia tapetes mágicos, os quarenta famosos bem poderão achar o seu e sair, airosamente, voando ante os nossos olhos estarrecidos... O Brasil não muda assim tão fácil.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: