quarta-feira, 11 de julho de 2007

Quer um mundo mais feliz? Compre, consuma

A TV está veiculando um comercial do Fox, apresentado como um carro compacto, versátil, que estaciona em qualquer lugar e com isso facilita a vida das pessoas. Só que o texto do publicitário que redigiu a peça é um primor de desfaçatez, cinismo e simplificação indigente da vida e dos processos sociais.

Ele garante que, você comprando um Fox, ficará mais alegre, seu vizinho vai imitá-lo, ficará também mais feliz e essa corrente de bem-estar se espalhará de uma tal forma que chegará aos mais altos dirigentes do mundo. Estes entrarão em diálogo fraternal e,resultado: como o Fox também polui menos, teremos afinal um mundo feliz, sem poluição e cheio de pessoas sorridentes e bem-intencionadas.

Ou seja, Fox:o paraíso chegou. Ou seja: compre, consuma, que com o seu dinheiro haverá fartura de boa vontade e todos se tornarão pessoas melhores e cooperativas.

Se a idéia foi produzir um comercial bonitinho, entremeado de uma brincadeira, uma licença poética sobre uma marca de carro, o publicitário terminou, no seu sub-texto, por passar uma idéia de como vê o mundo: é preciso vender de qualquer maneira, mesmo que se utilizando de um recurso estilístico que, a propósito de ser vivaz, é na verdade grotesco e desumano.

Brinca com coisa séria e zomba do terrível mundo que temos aí.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: