segunda-feira, 28 de maio de 2007

A Polícia Federal está agindo. E muito bem

Como o trabalho da Polícia Federal está incomodando criminosos ilustres, ou seja, capturando bandidos ricos, alocados em altos postos sociais, políticos ou da magistratura, começam a surgir "críticas" ao trabalho dos policiais, que estariam, desnecessariamente, expondo tais criminosos à mídia e, conseqüentemente, ao olhar público, à necessária e justa execração popular.

As elites são assim: enquanto a polícia prende, pretos, pobres e prostitutas, tudo bem. Mas quando as algemas da lei alcançam alturas mais imaculadas, falsamente limpas, aí, não: as ações precisam ser conduzidas com cautela, pois Dr. Não-sei-quem é cidadão honesto, acima de qualquer suspeita e, claro, a polícia está agindo de forma espalhafatosa, buscando colocar-se acima dos homens de bem.

O que a Polícia Federal está fazendo é mostrar à sociedade como o mundo da política e dos negócios tem um lado pernicioso, tanto quando o do assaltante de quadrilha, do traficante poderoso, que já está se constituindo como que numa espécie de cultura, ou pelo menos prática historicamente reiterada.

Os agentes devem, sim, continuar prendendo e trazendo a público as figuras criminosas. Mesmo que depois sejam todos liberados por habeas corpus, ficaramos sabendo que a lei deve ter resultados, amplos gerais e irrestritos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Finalmente temos uma PF que cumpre o seu papel, bem como na sua atuação se confirma o Estado Democrático que tanto lutamos para ter. Devemos ficar atentos para que não ocorra nenhum retrocesso neste momento de Chavez e Morales ao redor, pois os políticos, com seu cinismo habitual (vide Renan Calheiros ontem!), já se mostram "indignados" com suas vidas devassadas. Eles são pessoas publicas, nos representam; portanto, precisamos saber, sim, o que eles fazem nas suas vidas privadas porque não podemos aceitar pessoas cuja vida privada não corrobora a pública e vice-versa.