sábado, 26 de maio de 2007

Eles não sabem o que fazem

Qual a importância de o Brasil sediar, no Rio de Janeiro, esses tais Jogos Pan-americanos? Quais os benefícios que as gentes daquela infeliz cidade terão a receber? Não teria sido melhor que o dinheiro tivesse sido repassado para obras de cunho social, melhoria do aparelhamento policial, escolas, enfim qualquer coisa que tivesse resultado voltado para algo mais sério e efetivamente necessário?

O Brasil precisa acabar com essa vivência de pão e circo para o povo, e dinheiro e benesses para as elites. Não há qualquer importância em termos atletas ganhando medalhas de ouro ou do que seja - a não ser que sejam patrocinados por empresas privadas -, enquanto as favelas gritam de fome, os bandidos arrasam e martirizam crianças. Dinheiro público deve ser usado para servir ao povo.

O Pan vem aí e as TVs vão fazer a festa, belíssimas fotos estarão em todos os jornais, as rádios estarão vibrantes dando vivas... E muita gente que passa mal e tem no futuro algo incerto e não sabido, estará com um sorriso desdentado também comemorando uma vitória de tolo, certa de que, de alguma forma, foi campeão de alguma coisa.

É verdade. É verdade: eles não sabem o que fazem.

Nenhum comentário: