terça-feira, 20 de março de 2007

Vamos salvar os animais e o bicho-homem

Leia o que a Revista Veja está publicando online a respeito de um adorável ursinho que foi adotado pelos funcionários de um zoológico, após ser abandonado pela mãe:
O filhote de urso polar Knut tornou-se mundialmente conhecido depois de ser abandonado pela mãe e "adotado" pelos funcionários do zoológico de Berlim - desde então, é tratado como se fosse um bebê, bem alimentado e mimado por todos.
Os ativistas de proteção dos animais, contudo, reclamam desse tratamento especial. Para eles, o procedimento é "desumano" e torna impossível a sobrevivência do urso. Um deles chegou a sugerir até que o animal seja sacrificado.

De acordo com reportagem divulgada nesta terça-feira pelo jornal alemão Bild, Knut é visitado por centenas de pessoas todos os dias, come frango desfiado com purê e dorme com um urso de pelúcia - segundo os funcionários do zoológico, ele costuma pegar no sono ouvindo canções de Elvis Presley.
O filhote já posou para uma das mais famosas fotógrafas do planeta, Annie Leibovitz, da revista Vanity Fair americana. Para os ativistas, porém, tudo isso prejudica o urso.
Respeito à natureza à parte, mas isso é coisa de ambientalista que prescisa arranjar o que fazer. Em nenhum momento o aninal está sendo submetido a qualqur tratamento "desumano". Ao contrário, é bem "humano" o apego por animaizinhos bonitos e que, no imaginário coletivo, despertam afeição e desejo de toque e carinho, como os ursinhos de pelúcia.
É também bastante "humana" a necessidade de aprisionar animais para expô-los em zoológicos, a fim de que atraiam a curiosidade do senso comum.
A rigor, os animais selvagns deveriam estar em seus habitats. Mas, ante a imperiosidde de manutenção dos zoológicos, que o cativeiro reflita o mais próximo possivel as condições naturais de onde o animal foi retirado.
Quanto à sugestão de matar o animal, essa sim revela uma visão limitada e tosca, radical e cruel, de quem se diz defensor dos bichos e de seu habitat.
A discussão, a grande discussão, deveria ser em torno de uma ação holística para a preservação da Terra e de todos os seus habitantes, o que o inclui o bicho- homem. Vamos salvar os animais sim, mas vamos nos salvar também.

Nenhum comentário: