sábado, 17 de fevereiro de 2007

Os bandidos acuados

Leio no Jornal do Brasil que a polícia, no Rio, começa a sufocar o tráfico. Descapitalizados, diz o jornal, os criminosos podem tentar ações no asfalto, em busca de compensar as perdas com a redução na venda de drogas.

Suponho que a ação em desenvolvimento, com o apoio da Força Nacional de Segurança, é pontual e tática, devendo portanto evoluir para um tratamento estratégico e intenso, mantendo os criminosos permanentemente sob a mira da polícia.

É claro que a questão do tráfico no País é algo complexo e historicamente enraizado. Não há como negar que a simples ação atualmente em andamento no Rio não vai desarticular esse tipo de atividade, até porque suas ramificações se estendem para muito além dos morros e chega aos gabinetes e ambientes VIP.

A atuação policial deve ser o indicativo de que a sociedade começa a se posicionar, através do seu aparelho de repressão, e a dizer aos criminosos que eles agora terão um limite.

Mesmo assim, pontual e tática, a atitude já representa alguma coisa. Agora, é esperar que a presença da polícia nas ruas e um trabalho competente de inteligência venham a resultar num arrocho tal que os bandidos sejam contidos.

Por outro lado, é preciso promover a denúncia da cultura das drogas, convencer o jovem de que a droga não deve significar um estilo de vida e que, em si, não leva a nada.

Nenhum comentário: