sexta-feira, 20 de junho de 2014

E aí? Topa um camarãozinho?


A Seleção, o camarão
e o caranguejo

Neymar Chora ao ouvir o hino nacional (http://copadomundo.ig.com.br/2014-06-17/l)
É grande a expectativa quanto à atuação do Brasil contra Camarões. Creio seja consensual a convicção de que a Seleção não vai bem. O time está tem timing. Sem timing porque tímido e tímido porque sem tino. E quem não tem um bom time treme, trupica, cai. Maktub!* É o destino.


Algo está muito errado. A situação se complica porque Camarões não tem nada a ganhar mesmo que vença, mas pode botar tudo a perder a quem não resta outro recurso a não ser ganhar. Pelo que apresentou até agora, é como se a Seleção estivesse com medo de tomar o mesmo caminho que a Espanha que assumiu ligeiro, pateticamente, sua condição falimentar e foi logo desclassificada. Não sei exatamente o que há, mas percebo claramente que não há o que devia haver: futebol, força, arranco, drible, gol.


É claro que não se pode esquecer o passado reluzente, os grandes tempos de esplendor, os lances geniais, o grito, a emoção, o "vamos minha gente!" Mas não se pode esquecer: como evento, o futebol tem no agora o seu tempo e na efemeridade desse agora sua pequena eternidade. 


É com essa pequena eternidade que me preocupo; que não dê tempo de mudar tudo e que a Seleção se perca. E afinal, mergulhando num mar coalhado de camarões o Brasil ande pra trás, se enganche na tarrafa já que não tem Tafarrel, se encolha tristemente e transforme em caranguejo.
.........................
* Maktub é do árabe e significa algo como "estava escrito".

Nenhum comentário: