segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Quem é que vai pagar por isso?



Cai em campo a bola
OK, bobinhos, temos a nossa sétima maravilha. A Arena das Dunas já teve jogos e, pelas contas que andei vendo por aí, nos vinte anos em que será explorada pela iniciativa privada terá custo de mais de um bilhão. Tudo isso devidamente repassado à sociedade, é obvio. Repasse de prejuízo mais especificamente aos que mais precisam de hospitais, escolas públicas e segurança em seus bairros periféricos. 
http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo

E o mais terrível é que são essas mesmas pessoas aquelas que são induzidas pela imprensa a achar a Arena o máximo. E aplaudem como zumbis, como tolos, numa espécie de demência orquestrada e alegre. 

Outra coisa: soube que a Fifa, mediante contratos aditivos aos termos que firmou para a realização da Copa no Brasil, repassou à sociedade todos os custos que teria com a realização do torneio internacional.

Mas a verdade é que o ninho da serpente está ali, plantado em área nobre, acomodado na dormência da nossa sociedade civil, espreguiçando-se na incúria dos nossos governantes. Mas creio que, passado o encanto, cessada a mesmerização, será um, mais um mastodonte inútil.

Gostaria muito de estar errado. E que pelo menos os serviços que, dizem, vão funcionar por lá; coisas como praça de alimentação e, parece, lojas, tenham sucesso. Será também importante um severo e contínuo trabalho de manutenção daquelas ferragens, as tais pétalas. Você acredita nisso? 

Na verdade gostaria era de ver um Walfredo Gurgel funcionando a contento, escolas públicas dignas desse nome, transporte público que valesse a pena. Qualquer pessoa que entram num ônibus em Natal sente-se, no mínimo, ultrajada. Qualquer estudante sabe que recebe uma educação chinfrim. O Walfredo é uma área de risco. 

Mas, ok, ok, ok: temos agora nosso grande nada, feito de cimento e ferro. O quanto isso pesa, as gerações vindouras saberão dizer. A bola já está rolando.

2 comentários:

José Valdir Julião disse...

E AINDA APARECE GENTE PRA TRABALHAR COMO VOLUNTÁRIO... O QUE VAO GANHAR DAS SOBRAS...

José Valdir Julião disse...

E ainda tem os voluntários, trabalhando de graça pra o negócio e a indústria do futebol...