sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Admirável mundo novo ou de como pagar para sofrer



O magnífico plano de saúde e suas doenças maravilhosas

Depois de aderir a um plano de saúde o homem passou a torcer para ter alguma doença. Só para testar se o produto que havia adquirido era bom mesmo . Esperou muito tempo e não adoeceu; nem mesmo um singelo resfriado o acometeu. Preocupado com aquele surto de saúde dirigiu-se à sede da empresa gestora do plano e disse que, como não tinha adoecido, não tinha como atestar a qualidade do atendimento.

A moça que o atendeu disse: − Não tem problema. Este plano é tão bom que temos até um pacote de doenças a oferecer. Não leu isso quando assinou o contrato?
−Não, não li – o homem estranhava aquela conversa: “Pacote de doenças?”
A jovem disse: − Então o senhor não adquiriu o plano de doenças? 

−Não, não – ele disse: − Adquiri um plano de saúde.

− Mas – argumentou a moça – de que vale um plano de saúde sem a doença? Tem de comprar a doença também, entendeu?

− Não, não entendi – ele olhava fixamente a mulher.

Ela continuou: - Então, foi até bom o senhor ter vindo aqui. Já pensou se o senhor é acometido de uma doença não autorizada? Doente de doença não autorizada não é atendido, percebe? Se tiver doença não autorizada tem de ir ao atendimento público, que é péssimo. É pior que a doença.

O sujeito então quis saber: − E quais são as doenças que vocês vendem?
Ela respondeu: − Depende da qualidade da doença. Uma enxaqueca crônica, por exemplo, não sai por menos de dois mil reais.

− Meu Deus! – ele arregalou os olhos.

E ela: −Pois é. E uma gripe suína, que não fica por menos de sete mil? Agora, se o senhor quer uma tuberculose, que é doença já meio fora de moda, podemos fazer por quinhentos reais. Lepra também é barato: sai por duzentos. Mas se pretender quem sabe um ataque cardíaco, aí não podemos fazer por menos de 50 mil. E sem parcelamento. 

Diante de tão custosas doenças o homem arriscou: − E se eu me apresentar como cobaia? Posso ganhar minhas doenças gratuitamente? 

− Pode sim e até será pago para isso.

− É mesmo? – ele sorriu. – Quanto eu ganho para adoecer? 

Ela o alegrou ainda mais: − Milhões, milhões, milhões. Afinal, está colaborando com o progresso da ciência. 

−E o que faço para ser aceito como cobaia?

− Muito simples – ela garantiu: − Matricule-se no nosso Curso Oficial de Cobaias Autênticas. A mensalidade está fixada em cinco mil reais. Fazendo o curso de cobaia estará apto a ter doenças grátis e ganhar milhões mensalmente. Sim: o curso dura dez anos.

− Dez anos?

− Dez anos. É pegar ou largar essa oportunidade de ouro. 

− Não, não. Não tenho tanto dinheiro. Vou embora sem adoecer.

A mulher o agarrou: −Então compre pelo menos nosso plano de acidentes e desastres. Pagando apenas quatro mil por mês você e sua família estarão aptos a sofrer todo tipo de abalroamentos, viradas, incêndios e desabamentos e, claro, atropelamentos. Não quer? Sofrendo tais lamentáveis acontecimentos terão cobertura total do nosso plano, não é ótimo?

− Não, não – ele se desvencilhava da mulher: − Soube que o governo está promovendo uma liquidação de vacinas vencidas e remédios falsificados. Vou tomar uma para ver se faz efeito...

Nenhum comentário: