segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A estranha carta que recebi do pior mendigo do mundo



Hoje recebi a seguinte correspondência:

Caro Emanoel Barreto,
Escrevo para informar que hoje ocorreu-me algo terrível. Como sabe, sou mendigo profissional há mais de 20 anos e tenho no meu currículo a subida honra de já ter sido agraciado pela Rainha da Inglaterra como Lord e Sir, Conde e Visconde, Barão e PreclaroMinistro dos Mendigos Ingleses. Sendo assim, qual não foi a minha surpresa quando fui procurado por augusta comissão dos Mendigos Nacionais que informou-me ter sido considerado como “o pior mendigo do mundo”.

Quis saber o motivo de tal desonra. Disseram-me que por ter acumulado grandes cabedais com a sábia aplicação de minhas esmolas da Bolsa havia perdido o título de mendicância, uma vez que agora sou rico. 


Expliquei que oficialmente nada tenho, pois todo o meu suado dinheiro está oculto em paraísos fiscais sob a guarda de Adão e Eva, que agora são grandes capitalistas e sonegadores. Diante disso, foi-me dito que, sendo assim, passei automaticamente à condição de bandidos e criminoso devendo agora ser levado a prisão de segurança máxima. 

Que devo fazer, uma vez que não tenho domínio a respeito da nobre arte da bandidagem? Devo reivindicar algum embargo infringente? Devo liderar uma revolta suficientemente grandiosa, de maneira a chamar a meu favor a opinião pública nacional?
Peço a esmola de um esclarecimento.
Saudações,
Jack Barrabás
......................

Pensei, pensei a enviei a seguinte resposta:

Meu caro Barrabás,

Nada entendo de patranhas e outras criminalidades. Todavia, sugiro que impetre imediatamente um salvo-conduto, habeas corpus, mandado de segurança ou outra medida qualquer do mundo jurídico alegando incapacidade permanente para o exercício da malandragem prisional, já que, fora da prisão, é mesmo um renitente esbulhador da boa-fé alheia.

Suponho que em último caso tente uma candidatura nas próximas eleições, garantindo que, assim, terá imunidade parlamentar a fim de que no plenário e fora dele, nos gabinetes e salas secretas do Poder, possa voltar a esmolar via pedidos de propinas e percentuais em manipulação de verbas públicas. Creio que, desta forma, voltará a ser mendigo; pelo menos uma forma sui generis de mendigo: mendigo de colarinho branco, já pensou? 

Mendigo de colarinho branco é uma iniciativa até agora jamais tentada. Com isso dará grande contribuição à malandragem nacional, podendo até mesmo inaugurar a Escola Nacional de Altos Estudos em Mendicância, iniciativa que, sem dúvida, será levada em grandiosíssima conta. Especialmente conta em paraíso fiscal. Isso o levará direto, outra vez, ao apadrinhamento de Adão e Eva. E você será o primeiro ser humano a regressar ao paraíso
Tenha boa sorte e que os Irmãos Metralhas e Tio Patinhas o ajudem.
Emanoel Barreto




Um comentário:

Anônimo disse...

Espetacular caro Barreto, "meu nobre", Velho Barreto, meu pai Barreto.
Mirna Barreto