segunda-feira, 8 de abril de 2013



 Morre mais um jornal

Recebo email da poeta e jornalista Marize Castro. Diz ela: Amigos, o jornal O Estado de S. Paulo decidiu fechar o suplemento Sabático. Mais uma triste notícia que pode deixar esta terra mais desolada. Por favor, assinem o abaixo-assinado pela permanência do sabático, um dos melhores cadernos literários do país.
Grata.
Forte abraço.
Marize

Fui até o site que estava recolhendo assinaturas para o abaixo-assinado, mas, lamentavelmente, já haviam sido encerradas. Para completar, já haviam sido encerradas...
https://www.google.com/search?q=fim+dos+jornais+impressos

Mas, na verdade, sei que faria isso em meio a luta de antemão perdida. Empresário não vai atender a reclamo de opinião pública para manter negócio que não esteja dando lucro. É perda de tempo tentar sensibilizar e inverter decisão já tomada.

Quanto ao Estadão, parece, dá sinais de cansaço econômico ante a hegemonia, hegemonia crescente, da Folha. Desse jeito, o jornalão dos Frias chegará à supremacia, derrotado, quando o for, o velho império dos Mesquita.

O que me preocupa, já disse aqui, é a crise de sentido. Num país onde já se lê pouco, essa leitura ficar reduzida ao Twitter e ao Face, além das outras redes sociais. Os donos de jornais, temerosos quanto ao futuro de sua fortuna, como qualquer capitalista, poderão sim um dia acabar com o impresso. E este, apesar de todos os interesses dos mesmos patrões, representam de alguma forma um espaço democrático, uma voz de sociedade civil.

A net tem, obviamente, espaço para uma forma de jornalismo válida. Mas não tem profundidade. Não dá para produzir textos longos como os que podem ser encontradas no impresso. Tente ler um texto muito longo no computador ou mesmo no tablet. Talvez até consiga; mas, daí a ler todo um jornal...


Nenhum comentário: