segunda-feira, 30 de abril de 2012

Depois do gol vamos chorar

Tenho manifestado aqui minha indignação quanto à construção da Arena das Dunas, essa intentona. Meus motivos estão centrados no fato de que, só para ficar nesse exemplo, o Hospital Walfredo Gurgel mereceria muito mais atenção, dada a clara urgência que a saúde pública deveria receber. 
http://www.naocurto.com/as-10-regras-do-futebol-de-rua
 Aprofundo o raciocínio: sabe qual a renda do ABC/América em Goianinha? Fui informado de que ficou em torno de 80 mil reais. Mesmo que tivesse sido em Natal, mesmo que fosse no Arena das Dunas, mesmo que chegasse a 100 mil reais, essa arrecadação não daria para remunerar os clubes e pagar o aluguel do estádio. Assim, não se justifica a construção desse monumento.

Além disso o ABC tem seu próprio estádio e o América vai construir o seu. Aí aumenta a perplexidade: três estádios em Natal, para quê? Nosso futebol é assim tão dinâmico, tão pulsante, tão catalisador das torcidas que exija, que precise de tamanha oferta de estádios? Creio que não. Sei que não. Mas, regidos pela lei do pão e circo, nossos governantes, a partir de Brasília, enchem os olhos de cupidez populista e nos levam a financiar para a Fifa uma Copa do Mundo milionária, como se fôssemos o país mais rico do mundo.

Essa Copa não tem qualquer importância social num país como o nosso, marcado por disparidades tão profundas, carências na saúde, na segurança, na qualidade de vida. Lembrando: ainda temos analfabetos, percebe o drama? E aí veio Lula e chamou ao Brasil essa Copa. Não satisfeito, chamou também a Olimpíada... E toda a, como é chamada, classe política aderiu ao convescote.

Sobre o analfabetismo, registre-se:
"A taxa de analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos caiu, entre 2000 e 2010, em ritmo menor do que entre pessoas de 10 a 14 anos, mostram dados detalhados do Censo 2010 divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É preciso ressaltar, porém, que o contingente de analfabetos acima de 15 anos é muito maior do que entre 10 e 14 anos. No fim de abril, o instituto divulgou dados gerais sobre o analfabetismo e apontou que o país tem 14,61 milhões de analfabetos com mais de 10 anos, o que representa 9% da população na faixa etária."

Os dados acima podem ser encontrados em  http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/11/ibge-indica-que-analfabetismo-cai-menos-entre-maiores-de-15-anos.html, conforme divulgação de O Globo, de 16 de novembro de 2011. São mais de 14 milhões de analfabetos. Não é pouca coisa. A aí, em cima desse alicerce de insanidade, se constroem campos de futebol como se isso fosse a coisa mais importante, a urgência mais premente. 

Tudo bem, que venha a Copa. Então, depois dos gritos de gol, uma pergunta: vamos chorar? Sim, porque, para chorar, ninguém precisa aprender a ler.
 


Nenhum comentário: