quinta-feira, 26 de maio de 2011

 Dinheiro não, trabalho sim


http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://tribunaterraboa.com.br
Estão falando em aprovar o financiamento público de campanha eleitoral. Como cidadão, sou contra. Uma campanha nacional repudiando essa manobra chegaria em boa hora. Se não há dinheiro para saúde, educação, segurança, conservação de estradas e aumento do funcionalismo, como há verba para garantir campanha a políticos profissionais? 

Outra coisa: o que garante que eles irão desativar o caixa dois? Nada. Assim, é importante que haja um movimento de sociedade civil em oposição a essa, digamos, atitude, que não diz respeito aos interesses sociais.

O caldo de cultura política nacional é farto em exemplos de locupletação dos dinheiros públicos sem que seus usufrutuários sejam punidos. Desta forma, financiar campanha de políticos será literalmente lhes entregar um cheque em branco, dinheiro que será pessimamente empregado. É preciso acabar com a farra. Dinheiro não, trabalho sim. 

Financiar campanha política é transformar o esbulho em prática institucional, a matreirice em gesto legalizado, a esperteza em golpe socialmente aprovado. Dinheiro não, trabalho sim.