segunda-feira, 7 de junho de 2010

A coerência entre título e texto
Emanoel Barreto

Em jornal,  a coerência entre título e texto é, no mínimo, essencial. E a coerência interna do título, seu fator de mensagem, também precisa ser respeitado. Caso contrário, gera mais dúvida que esclarecimento. Havendo disparidade, dependendo do caso, a notícia pode perder todo o seu poder informativo. O caso que vou comentar não é dos mais graves, mas, mesmo assim, é o registro de uma incoerência.

Diz a Tribuna do Norte em sua edição de domingo: "DPVAT é hoje uma grande indústria de indenizações". Primeiro, o DPVAT tem mesmo essa finalidade: indenizar por acidentes com automóveis. Já a partir daí o título falha. Segundo, no texto, revela-se a "indústria": pessoas se colocam como intermediárias entre o segurado e a seguradora, ganhando dinheiro com isso.

A matéria tem a intenção de criticar essa prática, já que os intermediários são totalmente desnecessários. O próprio segurado pode receber sua indenização. O texto está correto em seu propósito. O equívoco do título se dá em função de que, por falha de redação, fica insinuado que o seguro estaria sendo desviado de suas funções originárias.

Nenhum comentário: