domingo, 14 de março de 2010

http://4.bp.blogspot.com/_4xfS2x8_23o/SO3c8RabpxI/AAAAAAAADPc/9xe_HuG7wkI/s320/serra,+dilma+e+lula.bmp
A política é dama mobile
Emanoel Barreto

O anúncio de que quarta-feira próxima será divulgada pesquisa em Dilma está um ponto acima de Serra demonstra o quanto é fátua e volúvel a opinião social a respeito do que sejam a política e seus atores principais.

Tudo varia entre a visibilidade e reconhecimento de alguém no cenário como enquadrado a um perfil positivo, em detrimento de outrem antes visto como dotado de virtù, muito embora tal virtù fosse algo difuso e não bem especificado ante o olhar público.

Quero dizer: quando Dilma ainda era uma espécie de desconhecida coroada, Serra, por já contar com capital simbólico, estava na dianteira. Após, quando a mesma Dilma passou a ser ocupante do pálio presidencial, cujas virtù e fortuna a beneficiaram, ela ascende aos refletores principais e começa a cantar a sua ária.

Tudo, entretanto, é volúvel. A política, como na ária famosa, é dama mobile; e, claro, os embates estão apenas começando. Todavia, é preciso, quanto ao momento atual, a constatação: Dilma, imantada pelo prestígio de Lula, agora passa a encarnar um ator político onde o olhar social encontra refletido o prestígio e as qualidades que, do líder, passaram à liderada.

O ser coletivo chamado povo, com isso, encontra, de forma gasosa, não bem especificada, alguém com potencial de confiabilidade. Quanto a Serra, o que o levara até então a obter bons resultados nas pesquisas? O que já foi dito: capital simbólico, coisa que faltava a Dilma.

Serra detém exposição midiática reiterada e bem anterior à de Dilma. Por isso, ser famoso, tinha vantagem. Não por uma mensagem específica, que o apresentasse como um condottiero salvacionsta ante um governo de desacerto - até porque o governo tem-se saído bem no enfrentamento de crises.

Agora, quando ela ascende e traz agregada a si a figuração de um governo que, queiram ou não, vem dando certo, será preciso um discurso forte para fazer a sua contestação. É de conteúdo que estou falando. Vamos esperar os números da pesquisa e, o mais importante em termos de comunicação, uma nova pesquisa.

Nenhum comentário: