quarta-feira, 12 de agosto de 2009


Em nome do Filho
Emanoel Barreto

Em Minas Gerais, a Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada, em agosto último, a devolver ao fiel Edson Luiz de Melo todos os dízimos e doações feitas por ele. De acordo com o processo movido por sua mãe, Edson, que é portador de enfermidade mental permanente, passou a frequentar a igreja em 1996 e desde então era induzido a participar de reuniões sempre precedidas e/ou sucedidas de contribuição financeira.

Segundo o advogado que representou o fiel, Walter Soares Oliveira, a quantia total a ser restituída será apurada com base nas provas, mas certamente ultrapassará os R$ 50 mil. Além de devolver as doações, a Igreja Universal ainda terá de indenizar o fiel em R$ 5 mil por danos morais.No processo consta que 'promessas extraordinárias' eram feitas na igreja, em troca de doações financeiras e dízimo.

Teria sido vendida a Edson Luiz, por exemplo, a 'chave do céu'. A vítima também recebeu um 'Diploma de Dizimista' assinado por Jesus Cristo.Com isso, as colaborações doadas mensalmente chegaram a tomar todo o salário do fiel, que trabalhava como zelador. Edson chegou a receber até um diploma de dizimista assinado por Jesus Cristo.

Em virtude do agravamento de sua doença, Edson foi afastado do trabalho, quando então passou a emitir cheques pré-datados para fins de doação à igreja. Ele ainda fez empréstimos em um banco e vendeu um lote por um valor irrisório, para conseguir manter as doações à instituição religiosa.
(Transcrição do Portal Uai a partir de post do Blog do Marcelo Moreno - as fotos não tinham crédito).
........

A seita que age sob o nome de fantasia de Igreja Universal do Reino de Deus demonstra, mais uma vez, seus reais intentos: mobilizar uma multidude de ingênuos, reduzindo-os à condição de tolos. O mundo vive plenamente uma situação de incertezas. O chamado mundo secular está infestado - sempre esteve - de brumas e trevas sociais, que se traduzem junto ao senso comum em situação de angústia o que leva a muitos, facilmente, aos caminhos de apelo ao fantástico, ao sobrenatural para solucionar coisas terrenas.


Assim, qual o homem crédulo que, desesperado, impotente ante os descalabros que o acometem, não vê com boa-fé, satisfação, alegria até, o chamamento a uma religião que lhe promete inclusive a "chave do céu" e concede "diplomas" assinados por ninguém menos que Jesus Cristo, além de dinheiro e felicidade?


A manipulação das massas já nos levou a loucuras como o fascismo, o nazismo e adesão às pregações de gente como o pastor Jim Jones, cujos fiéis acabaram todos mortos, ele também, com um tiro na cabeça, em um ritual insano e macabro dia 18 de novembro de 1978.

É preciso pôr um fim a tudo isso. As ações na Justiça contra Edir Macedo precisam e devem prosperar até que, de alguma forma, pessoas, em sua candura dos simples não sejam mais exploradas, perdendo até mesmo o pouco que têm.

ZOORÓSCOPO

MOSQUITO - Quem nasce nessa casa zooastrológica é a pessoa mesquinha. Pela sua limitada capacidade intelectual ocupa sempre os pequenos cargos ou funções. Mas, dotada de inveja enorme, busca a qualquer preço satisfazer-se, mesmo que em pequenas porções. Com persistente trabalho, tiram proveito de qualquer situação em que tenham as mais mínimas possibilidades de lucrar. São os almoxarifes da corrupção e conseguem sempre apadrinhamento. Metem a mão na lama e dos seus protetores obtêm o sórdido privilégio de servir a tudo o que não presta.



Nenhum comentário: